Instituto Antônio Gasparini completa 10 anos a serviço da comunidade
Mais de mil pessoas já foram beneficiadas com ações sociais da instituição
Fundado em 12 de novembro de 2012, por homens e mulheres ligados à igreja católica do bairro Cidade Nova, em Feira de Santana, o Instituto Antônio Gasparini surgiu da necessidade de pensar e promover ações sociais para crianças, adolescentes e idosos. Foi o padre que dá nome ao instituto, durante a década de 80, nesse mesmo bairro, o responsável por ensinar sobre a importância do serviço ao próximo e inspirar o grupo a propagar o ensinamento.
Ao longo desses dez anos, a instituição alcançou mais de mil pessoas, através de três grandes projetos. Um deles é o Centro de Convivência Domingos Mincarone, que promove oficinas de canto e coral, educação física, zumba, teatro, entre outros, de forma gratuita para idosos, com o objetivo de garantir bem estar e melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.
Além das atividades para idosos, o IAG também acolhe crianças e jovens através do esporte e da música, com o projeto Pequenos Guerreiros e o Núcleo Territorial do Neojiba em Feira de Santana, respectivamente.
O primeiro oferece aulas de Muay Thai gratuitas a jovens em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o instituto e a equipe Xtreme Muay Thai – MMA. O segundo desenvolve atividades musicais, como aulas de iniciação musical, prática musical coletiva, luteria e reparo de instrumentos musicais nos bairros Cidade Nova e Queimadinha.
O presidente do instituto, Joselito Ribeiro, define o trabalho realizado durante esses dez anos como gratificante. “Foi importante dedicar todo esse tempo a atividades que impactam diretamente na qualidade de vida de crianças, jovens e idosos e ver o resultado disso nos enche de gratidão. O Instituto Antônio Gasparini é da comunidade, é do povo.”, afirmou.
Foto: Elielson Pita