Educação

Cursos de graduação da Uefs são destaques na Guia do Estadão

Cursos como administração, agronomia e ciências contábeis foram avaliados como “muito bom”

07/11/2022 17h09
Cursos de graduação da Uefs são destaques na Guia do Estadão

Vinte e um cursos de graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) foram avaliados como “muito bom”, com 4 estrelas, na pesquisa nacional feita pelo jornal O Estado de São Paulo em parceria com a startup da área educacional Quero Bolsa.

O ranking “Guia da Faculdade” de 2022 ainda inclui quatro cursos da Uefs avaliados como “bom” e receberam 3 estrelas. Desde 2019, por meio da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Prograd), a Uefs participa do processo avaliativo do Estadão.

Os cursos avaliados como “muito bom” são Administração, Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), Agronomia, Ciências Contábeis, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Alimentos, Direito, Farmácia, Física (Licenciatura e Bacharelado), Geografia (Licenciatura e Bacharelado), História, Letras – Língua Portuguesa, Matemática, Odontologia, Pedagogia e Psicologia. Os cursos avaliados como “bom” foram Ciências Econômicas, Medicina, Música e Química.

A pró-reitora de Graduação da Uefs, Silvia Passos, destacou os resultados do Guia e a avaliação dos cursos da universidade. “Consideramos de grande importância a inclusão de nossos cursos entre os melhores do país, principalmente nesse contexto de desvalorização do ensino superior público, por meio de cortes de verbas, entre outras ações. Em 2022, a Uefs ampliou o número de cursos avaliados com 4 estrelas, em comparação a 2021. Isto representa todo o esforço e compromisso da comunidade acadêmica com um ensino público, gratuito e socialmente referenciado” afirmou.

O Guia da Faculdade analisa mais de 17 mil cursos superiores em todo o Brasil utilizando uma metodologia conhecida como “avaliação por pares”. Uma equipe atua colhendo a opinião de professores que atuam no Ensino Superior. Em 2022 foram mais de 10 mil coordenadores e professores cadastrados voluntariamente para atuar como avaliadores do guia. Os docentes são acionados para dar notas aos cursos das suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região do país na qual atuam.

*Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs)

Comentários

Leia também

Educação
Aluno do CPM Lobato conquista medalha de bronze na Sérvia

Aluno do CPM Lobato conquista medalha de bronze na Sérvia

Kaleb foi selecionado para participar de campeonato de boxe
Educação
Professores podem ganhar documento oficial de identificação

Professores podem ganhar documento oficial de identificação

Documento busca facilitar acesso a prerrogativas e combater fraudes
Educação
Professores da rede municipal mantêm paralisação

Professores da rede municipal mantêm paralisação

O futuro das ações será definido na próxima Assembleia, quando o parecer será avaliado...