Feira de Santana

Saúde da mulher precisa ser tratada de forma multidisciplinar, destaca especialista

No Brasil, o número de mulheres é superior ao de homens, o que traz mas notoriedade ao assunto

31/10/2022 15h31
Saúde da mulher precisa ser tratada de forma multidisciplinar, destaca especialista
Foto: Reprodução/Instagram

Desde 2019 foi estipulado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) que a população feminina no Brasil é superior à masculina. Assim sendo, temas relacionados à saúde da mulher ganharam cada vez mais espaço para discussão. Segundo a ginecologista e obstetra, Dra. Márcia Suely, a saúde feminina não se resume à saúde física, mas também envolve a saúde mental e o bem-estar de forma geral.

“A principal causa da importância de tratar da saúde da mulher é que nós temos hoje patologias que são responsáveis pela maioria das mortes das mulheres, e que podem ser prevenidas, a exemplo o câncer de colo de útero e o câncer de mama”, explica a doutora em entrevista ao De Olho na Cidade.

De acordo com a profissional de ginecologia, o câncer de colo de útero e câncer de mama são duas patologias bastante comuns entre o público comum, que causam sérios problemas, além do risco de morte. Contudo, com o cuidado adequado é possível prevenir ou receber o diagnóstico precocemente, diminuindo as chances de mortalidade.

O cuidado com a saúde feminina é multidisciplinar, pois não há uma especialidade médica única que trate do assunto, todas as áreas medicinais devem atuar em conjunto para promover qualidade de vida: “Nós, os ginecologistas, podemos dizer que somos a porta de entrada, porque toda mulher vai ao médico ginecologista anualmente. Mas além da ginecologia, temos os mastologistas (que são nossos parceiros muito próximos), cardiologistas, endocrinologistas, reumatologistas, dermatologistas”, diz a profissional.

Fisioterapeutas, odontólogos, psicólogos, e nutricionistas também são essenciais para manter a qualidade de vida das mulheres. Os diferentes tipos de câncer são as doenças que mais preocupam os profissionais de saúde, em relação ao cuidado com o público feminino, contudo, questões como as doenças virais e infecciosas. Doenças e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DSTs e ISTs), e até mesmo a gravidez indesejada são preocupantes.

“A gravidez indesejada não é uma doença, mas é algo que preocupa, tanto é que existe na nossa pauta a questão do planejamento familiar”, pontua.

No décimo mês do ano, em virtude da campanha Outubro Rosa, que conscientiza a busca por prevenção ao câncer de mama, a procura por exames preventivos aumenta. Apesar disso, ao longo de todo ano, todas as unidades de saúde ofertam os exames necessários.

“O pensamento dessa campanha é exatamente isso, conscientizar a mulher da importância desses exames, de fazer a mamografia, o papanicolau, ou preventivo ginecológico, etc. Como a oferta nesse período é maior, as mulheres aproveitam, ás vezes não fazem por esquecimento ou porque não conseguiram a consulta na data marcada, mas esse é o momento de dizer: ‘vão, façam, é importante!’”, destaca Dra. Márcia Suely.

O conteúdo da profissional pode ser acompanhado pelo instagram: @dra.marciadamaral.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Definida convenção coletiva do Comércio de Feira de Santana 2025

Definida convenção coletiva do Comércio de Feira de Santana 2025

Entre as principais alterações estão os reajustes salariais e os benefícios adicionais...
Feira de Santana
Feira de Santana dá início a mutirão para zerar fila de exames; veja o cronograma

Feira de Santana dá início a mutirão para zerar fila de exames; veja o cronograma

O mutirão está sendo realizado em etapas, conforme o mês de emissão das guias de exames....
Feira de Santana
Vacinação contra Covid-19 para crianças é retomada nesta quarta-feira

Vacinação contra Covid-19 para crianças é retomada nesta quarta-feira

Para garantir a imunização, os pais ou responsáveis devem levar as crianças às unidades...