Feira de Santana

Casos de cefaleia são indícios para DTM

DTM é causada por uma fadiga dos músculos da mastigação, que podem provocar fortes dores na cabeça devido ás terminações nervosas da face

23/05/2022 15h51
Casos de cefaleia são indícios para DTM
Foto: Edward Jenner/Pexels

Cerca de 30 milhões de brasileiros sofrem pelo incomodo e dores provocados pela cefaleia, porém o problema pode surgir de várias maneiras. Segundo o cirurgião buco-maxilo facial, Dr. Thiago Leite, as dores de cabeça frequente podem ser um indício para Disfunção Temporomandibular (DTM).

DTM é causada por uma fadiga dos músculos da mastigação, por hiperatividade mastigatória. As alterações que acometem a musculatura da mastigação e/ou a articulação temporomandibular (ATM) – situada entre a mandíbula e o crânio. Contudo, a maior parte dos pacientes apresentam problemas relacionados à musculatura, e não a articulação.

Essas alterações podem provocar dores severas, inclusive na cabeça. “Muitas das cefaleias são atribuídas a DTM, principalmente em pacientes que possuem histórico de ansiedade ou bruxismo”. O ato de apertar muito os dentes, tanto ao dormir ou durante o dia, produzem essa sobrecarga mandibular.

Atingindo cerca de 86% dos pacientes ansiosos, é ainda mais suscetível ao público feminino. Isso porque, além do contexto social haver mais mulheres com ansiedade, também há influências hormonais. “Na bainha do nervo trigêmeo, que é responsável por sensibilizar a face, há receptores para o estrogênio, hormônio sexual feminino”, explica o Dr. Thiago Leite.

“Devido aos sinais, os pacientes costumam procurar profissionais como neurologista, otorrino, e quando esse profissional não vê nenhuma alteração nesses sistemas, encaminha para um médico buco-maxilo facial”, diz.

Para prevenir, é essencial se preocupar com a saúde do sono, diminuir uso de smartphones ao dormir (para que a mente já relaxe e reduza as chances de ansiedade), tomar cuidado como hábito de se apertar, dentre outros. Por envolver diversos sintomas, os tratamentos para DTM são multidisciplinares; envolvem psicologia, fonoaudiologia, neurologia, etc.

Nem todos pacientes com cefaleia estão relacionados a DTM, sendo necessário antes uma averiguação do neurologista. O especialista Thiago Leite também explica que por se tratar de uma patologia causada principalmente por problemas psicossomáticos, profissionais como psicólogos e psiquiatras também cumprem papel importante no tratamento.

Para este tratamento, é essencial que o paciente adote uma mudança de hábitos, uma vez que a produção de hormônios como serotonina e endorfina, que gera o sentimento de felicidade, precisa ser estimulada. Dessa forma, exercícios físicos, meditação, boa qualidade de sono, são medidas que devem ser adotadas para que o problema seja controlado.

“Infelizmente vivemos períodos de muita inquietação, ansiedade e estresse, onde as mulheres são mais afetadas por esse mal. Por isso o tratamento da DTM não depende apenas do médico, mas também do papel do paciente”, finaliza o doutor.

Dia 19 de maio é considerado dia de combate a cefaleia, a data tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do cuidado e atenção a esse problema que pode indicar outras patologias.

O doutor Thiago Leite pode ser contatado através do Instagram: @drthiagoleite

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Hospital Rafáh: um conceito hospitalar diferenciado em Feira de Santana

Hospital Rafáh: um conceito hospitalar diferenciado em Feira de Santana

Luxo, sofisticação e cuidado redefinem atendimento hospitalar na região
Feira de Santana
Feira retoma vacinação contra a dengue com a chegada de mais seis mil doses

Feira retoma vacinação contra a dengue com a chegada de mais seis mil doses

Esse é o segundo lote do imunizante recebido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS)...
Feira de Santana
Mais de mil doses contra gripe Influenza foram aplicadas no dia D

Mais de mil doses contra gripe Influenza foram aplicadas no dia D

Quem ainda não tomou a dose, deve procurar uma das 104 salas de vacina que funcionam de...