Política

Ministra do TSE suspende 164 direitos de resposta a favor de Lula

Maria Cláudia Bucchianeri transferiu a análise do caso ao plenário após jurídico de Bolsonaro apresentar embargo de declaração

21/10/2022 11h45
Ministra do TSE suspende 164 direitos de resposta a favor de Lula
Fotos: Ricardo Stuckert/Alan Santos – PR

Os 164 direitos de resposta, em inserções de 30 segundos, concedidos ao candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram suspensos pela ministra Maria Cláudia Bucchianeri. Integrante do corpo de magistrados designados para relatar reclamações sobre propaganda eleitoral no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a ministra decidiu transferir a decisão ao plenário.

A suspensão atendeu a campanha do candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), que apresentou um embargo de declaração.

“Nesse contexto, recebo os presentes embargos declaratórios como recurso inominado […] e a ele atribuo, excepcionalmente, eficácia suspensiva, até respectiva análise colegiada”, escreveu Maria Cláudia Bucchianeri, no despacho.

Na quarta-feira (19), Bucchianeri tinha concedido os direitos de resposta a favor de Lula – e, consequentemente, contra Bolsonaro – por entender que, em 164 vezes, a campanha de Bolsonaro veiculou fatos sobre o ex-presidente “sabidamente inverídicos por descontextualização” por associar Lula ao crime organizado ao dizer que o petista foi o mais votado em presídios. 

*Com informações G1

Comentários

Leia também

Política
Governo Lula veta 63 trechos da PL da Devastação e vai enviar ao Congresso projeto com correções

Governo Lula veta 63 trechos da PL da Devastação e vai enviar ao Congresso projeto com correções

Decisão mantém proteção à Mata Atlântica, direitos de povos indígenas e quilombolas...
Política
Itamaraty convoca diplomata dos EUA e repudia ameaças a autoridades brasileiras nas redes sociais
Política
Moraes autoriza visitas médicas a Bolsonaro durante prisão domiciliar

Moraes autoriza visitas médicas a Bolsonaro durante prisão domiciliar

Por outro lado, o ministro determinou que visitas de aliados do PL ao ex-presidente deverão...