Bahia

Projeto Primeiro Emprego empossa representantes de 2022

A cerimônia, que acontecerá no dia 31 de maio, às 8h, no auditório da secretaria de Saúde (Sesab)

23/05/2022 12h07
Projeto Primeiro Emprego empossa representantes de 2022
Foto: Divulgação

O Projeto Primeiro Emprego (PPE) promove evento para empossar os novos representantes escolhidos democraticamente, através de eleição direta. O período eleitoral aconteceu entre os dias 16 e 20 de maio, e garantiu que os beneficiários ativos pudessem votar. Os eleitos serão os porta-vozes dos eleitores, em 2022.

A cerimônia, que acontecerá no dia 31 de maio, às 8h, no auditório da secretaria de Saúde (Sesab), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, também realizará o encerramento do mandato dos representantes de 2021. O evento será transmitido ao vivo pelo Youtube do Governo da Bahia.

O processo eleitoral para escolha democrática dos representantes do PPE estimula a eleição direta, com o objetivo de que os próprios trabalhadores escolham a sua representação em nível local/municipal (por unidade de lotação e/ou órgão), territorial e estadual para maior e melhor controle social dentro do Projeto.

A eleição direta de representantes dos beneficiários está garantida através da Lei nº 14.395, que reestrutura o PPE e foi sancionada dezembro de 2021. A escolha dos representantes é focada em reconhecer e fortalecer o Projeto como política pública, além de promover o exercício da democracia participativa nos espaços coletivos.

Primeiro Emprego

Lançado em 2016, o Projeto já oportunizou trabalho para mais de 16 mil pessoas em órgãos e secretarias do Estado, na iniciativa privada e no terceiro setor. O PPE é voltado para estudantes e egressos da educação profissional da rede estadual, envolvendo estágio nível técnico, aprendizagem e emprego formal. A Convocação é feita a partir de ranking de nota dos alunos. O contrato tem duração de até 24 meses, que garante salário-mínimo, auxílio transporte e alimentação, além de assistência médica opcional.

O PPE é estruturado pelo Comitê Gestor composto pelas secretarias da Casa Civil, Saúde (Sesab), Educação (Sec), Administração (Saeb), de Desenvolvimento Econômico (SDE), Desenvolvimento Rural (SDR) e do Trabalho Emprego, Renda e Esporte (Setre). Tem como executoras contratadas as Fundações Luís Eduardo Magalhães (FLEM) e a Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) e é financiado pelo Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Funcep).

Fonte: Ascom/Casa Civil

Comentários

Leia também

Bahia
Justiça Eleitoral rejeita ação contra prefeito eleito de Santo Estêvão por falta de provas

Justiça Eleitoral rejeita ação contra prefeito eleito de Santo Estêvão por falta de provas

Com isso, os mandatos e os direitos políticos dos envolvidos foram mantidos.
Bahia
Sistema de Reconhecimento Facial localiza sete foragidos da Justiça em 24 horas

Sistema de Reconhecimento Facial localiza sete foragidos da Justiça em 24 horas

Com as prisões, plataforma alcança 607 capturas em 2025 e um total de 2.993 desde a implementação ...
Bahia
Confira as datas de vencimento do IPVA neste mês de abril

Confira as datas de vencimento do IPVA neste mês de abril

Contribuintes com veículos de placas com finais 1, 2, 3 e 4 devem estar atentos ao calendário...