Lula tem cinco pontos de vantagem sobre Bolsonaro, diz Quaest
Considerando apenas os votos válidos, o petista tem no total 53%, enquanto Bolsonaro soma 47%
A nova rodada da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (19), aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 47% das intenções de voto contra 42% do presidente Jair Bolsonaro (PL).
No levantamento realizado há uma semana, o petista somava 49% das intenções, enquanto o candidato a reeleição tinha 41%.
Ainda no cenário estimulado, quando o nome dos candidatos são previamente apresentados aos entrevistados, os que pretendem votar em branco, nulo ou não votar se mantiveram em 6%. Já os indecisos variam de 4% para 5%.
Considerando apenas os votos válidos, portanto, o petista tem no total 53%, enquanto Bolsonaro soma 47%. Os votos válidos são os que analisamos quando se exclui os brancos e nulos.
Além das intenções de voto nos candidatos, o levantamento questionou quem votou em Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT) no primeiro turno.
Com a pergunta, foi possível analisar que entre os eleitores que votaram na emedebista na primeira etapa das eleições, realizada no dia 2 de outubro, a maioria (36%) pretende votar em branco, nulo ou abster-se, 32% estão indecisos; outros 19% declaram voto em Lula e 13%, em Bolsonaro.
Já entre os apoiadores do ex-ministro Ciro Gomes (PDT), 41% optam pelo petista e 22%, pelo atual presidente e candidato a reeleição; 25% declaram voto em branco, nulo ou abstenção.
A pesquisa ouviu 2.000 pessoas com mais de 16 anos em seus domicílios, de segunda-feira (16) até a noite desta terça-feira (18). A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos. O nível de confiança, segundo o instituto, é de 95%. O número do registro na Justiça Eleitoral é BR-04387/2022.
*Bahia.ba