Política

Debate entre Lula e Bolsonaro tem troca de acusações sobre corrupção e fake news

Candidatos do PT e do PL fizeram primeiro debate do segundo turno neste domingo; votação será em 30 de outubro.

17/10/2022 06h46
Debate entre Lula e Bolsonaro tem troca de acusações sobre corrupção e fake news
Foto: Reprodução / TV Band

Os candidatos à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) participaram neste domingo (16) do primeiro debate do segundo turno das Eleições 2022. O encontro foi organizado por TV Bandeirantes, TV Cultura, UOL e Folha de S. Paulo.

O debate foi dividido em três blocos. Os candidatos tiveram momentos de confronto direto, em que precisaram administrar “bancos de tempo” com 15 minutos cada, e também responderam a perguntas formuladas por jornalistas.

Ao longo de quase duas horas, Lula e Bolsonaro trataram de temas como:

No primeiro bloco, os dois candidatos responderam a uma mesma pergunta sobre orçamento. Depois, debateram em confronto direto sobre temas como a gestão federal na pandemia de Covid, o pagamento de auxílios como Bolsa Família e Auxílio Brasil e as obras realizadas em governos anteriores.

No segundo bloco, questionados por jornalistas, Lula e Bolsonaro trataram de temas como propostas para mudar a composição do Supremo Tribunal Federal (STF), preços dos combustíveis, divulgação de fake news e relação com o Congresso, além da acusação de suposta pedofilia por parte de Bolsonaro – repudiada pelo candidato.

No terceiro bloco, os candidatos responderam a uma mesma pergunta sobre o déficit educacional na pandemia. Depois, voltaram ao confronto direto e usaram a maior parte do tempo para trocar acusações sobre corrupção. Por fim, apresentaram suas considerações finais.

O debate foi realizado duas semanas antes da votação de segundo turno para presidente, marcada para 30 de outubro.

O candidato eleito em segundo turno toma posse no cargo no próximo dia 1º de janeiro, em cerimônia no Congresso Nacional. Desta vez, o mandato presidencial terá quatro dias a mais: uma reforma eleitoral aprovada em 2021 definiu que, em 2027, a posse presidencial será em 5 de janeiro.

*g1

Comentários

Leia também

Política
INSS anuncia devolução de R$ 292 mi para aposentados prejudicados pelo esquema de fraudes

INSS anuncia devolução de R$ 292 mi para aposentados prejudicados pelo esquema de fraudes

O ressarcimento ocorrerá entre os dias 26 de maio e 6 de junho, com os valores sendo depositados...
Política
Lula participa de jantar com Putin durante celebrações dos 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial

Lula participa de jantar com Putin durante celebrações dos 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial

Presidente russo ofereceu jantar no Kremlin para autoridades que estão em Mosocu. Evento...
Política
Então pré-candidato, vereador anuncia apoio a Tássio Brito à presidência do PT Bahia

Então pré-candidato, vereador anuncia apoio a Tássio Brito à presidência do PT Bahia

Manoel Porfírio é o quinto candidato a defender a unidade em torno de Tássio Brito ...