Delegada reforça campanha de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes em Feira de Santana
O Maio Laranja marca o combate ao abuso e à exploração sexual
No dia 18 de maio ocorreram manifestações para marcar o combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil e a Campanha Maio Laranja busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Em Feira de Santana também ocorreu uma caminhada da praça Fróes da Mota até a prefeitura, com o intuito de chamar a atenção da população sobre o tema.
Responsável pela apuração de denúncias sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, a delegada Danielle Matias, titular da Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI/Dercca), estimula jovens a procurarem ajuda e denunciem os abusadores. Ela explica que muitos casos de abuso ocorrem com pessoas próximas e alerta os pais sobre o diálogo com os filhos. Ainda de acordo com a delegada, as denúncias de casos de abusos tem crescido em Feira de Santana.
A campanha tem como símbolo uma flor amarela, que faz referência a desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança.
No Brasil, segundo o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, 3 meninos ou meninas são abusados a cada hora. Entre as vítimas, 51% têm entre 1 e 5 anos de idade.
O levantamento nacional mostra ainda que 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no país. No entanto, somente 7,5% dos casos chegam a ser denunciados às autoridades, ou seja, estes números, na verdade, podem ser muito maiores.
*Com informações do repórter Sotero Filho