Política

Brasil e Bolívia assinam acordos de energia e de combate ao crime

Presidente diz esperar “coordenação para prevenir e punir o tráfico de drogas e de pessoas, contrabandos, roubos de veículos, lavagem de dinheiro, mineração ilegal e crimes ambientais”

16/03/2026 16h56
Brasil e Bolívia assinam acordos de energia e de combate ao crime
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) receber o presidente da Bolívia, Rodrigo Paz Pereira, nesta segunda-feira (16), no Palácio do Planalto, os dois países assinaram dois acordos, um de interconexão elétrica e outro de combate ao crime organizado. Os líderes também firmaram um memorando de cooperação turística. 

“O acordo que assinamos hoje abre caminho para a construção de linha de transmissão entre a província de Germán Busch, no departamento de Santa Cruz, e o município de Corumbá. Vamos otimizar o uso dos recursos existentes nos dois países e levar eletricidade a regiões ainda dependentes de diesel”, disse Lula.

Ainda segundo o presidente, “em um contexto internacional marcado por conflitos que ameaçam a provisão segura de combustíveis, a Bolívia permanece como uma fonte segura e mantém a condição de maior fornecedor de gás natural para o Brasil”.

A respeito do acordo sobre o combate ao crime organizado, o mandatário disse esperar maior “coordenação para prevenir e punir o tráfico de drogas e de pessoas, contrabandos, roubos de veículos, lavagem de dinheiro, mineração ilegal e crimes ambientais”.

Paz visita o Planalto

A visita do presidente boliviano acontece poucos dias após Lula cancelar a ida à posse do presidente do Chile, José Antonio Kast, que assumiu o cargo na última quarta-feira (11). 

Rodrigo Paz Pereira tomou posse em novembro de 2025, encerrando um ciclo de quase 20 anos de governos de esquerda na Bolívia, iniciado com Evo Morales e seguido por Luis Arce. Durante sua declaração de posse, o novo presidente teceu críticas à gestão dos antecessores e prometeu um novo desfecho político para a Bolívia.

Ainda nesta segunda-feira, Lula afirmou que “o presidente Paz e eu concordamos que a integração regional não é um projeto ideológico”.

Comentários

Leia também

Política
Novo ministro do Empreendedorismo é nomeado por Alckmin

Novo ministro do Empreendedorismo é nomeado por Alckmin

Novo ministro do Empreendedorismo é nomeado por Alckmin
Política
Lula espera que proposta sobre escala 6×1 seja aprovada até o fim de maio

Lula espera que proposta sobre escala 6×1 seja aprovada até o fim de maio

Expectativa é de que a PEC seja aprovada ainda nesta semana pela Comissão de Constituição...
Política
Lula sobe o tom e diz que Brasil ‘cansou de ser tratado como país pequeno’

Lula sobe o tom e diz que Brasil ‘cansou de ser tratado como país pequeno’

Presidente defende protagonismo global durante feira industrial na Alemanha