Mundo

Papa Leão XIV pede diálogo após ataques dos EUA ao Irã

Pontífice condena escalada de violência no Oriente Médio e diz que diplomacia deve retomar protagonismo; estado mineiro registra 72 mortes por inundações

01/03/2026 16h29
Papa Leão XIV pede diálogo após ataques dos EUA ao Irã
Foto: Reprodução/Vatican News

O Papa Leão XIV pediu, neste domingo (1º), paz e diálogo diante do novo conflito armado no Oriente Médio, iniciado após ataques de Estados Unidos e Israel ao Irã no último sábado (28).

“Perante a possibilidade de uma tragédia de enormes proporções, dirijo às partes envolvidas um veemente apelo para que assumam a responsabilidade moral de pôr um fim à espiral de violência antes que se torne um abismo irreparável!”

Os bombardeios ao Irã deixaram centenas de mortos e feridos, entre eles autoridades como o secretário do Conselho de Defesa, contra-almirante Ali Shamkhani, e o comandante em chefe do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica, major-general Mohammad Pakpour. Também foi confirmada pela mídia oficial iraniana, na noite de sábado (28), a morte do aiatolá Ali Khamenei, que ocupava o cargo de líder supremo há 36 anos.

O pontífice afirmou ainda que “a diplomacia recupere o seu papel, e que seja promovido o bem dos povos, que anseiam por uma convivência pacífica, baseada na justiça”.

“Acompanho com profunda preocupação o que está a acontecer no Oriente Médio e no Irã nestas horas dramáticas. A estabilidade e a paz não se constroem com ameaças mútuas, nem com armas, que semeiam destruição, dor e morte, mas somente através de um diálogo razoável, autêntico e responsável”.

Chuvas em Minas Gerais

Em mensagem publicada na rede social X, Leão XIV também manifestou solidariedade à população atingida pelas chuvas na Zona da Mata de Minas Gerais.

“Estou próximo da população do estado brasileiro de Minas Gerais, atingida por violentas inundações. Rezo pelas vítimas, pelas famílias que perderam as suas casas e por todos aqueles que estão a trabalhar nas operações de socorro”.

De acordo com o último balanço da Polícia Civil de Minas Gerais, o número de mortes provocadas pelas chuvas chegou a 72, sendo 65 em Juiz de Fora e sete em Ubá, onde uma pessoa segue desaparecida.

Comentários

Leia também

Mundo
Trump diz que trégua com Irã deve acabar nesta quarta-feira sem acordo

Trump diz que trégua com Irã deve acabar nesta quarta-feira sem acordo

Presidente dos EUA afirma que acordo é improvável e admite retomada dos combates sem...
Mundo
Chanceler alemão defende que acordo entre União Europeia e Mercosul seja ratificado “o mais rápido possível”

Chanceler alemão defende que acordo entre União Europeia e Mercosul seja ratificado “o mais rápido possível”

Em negociação há mais de 25 anos, tratado entra em vigor na próxima semana, em 1º...
Mundo
Trump afirma que EUA podem “destruir usinas e pontes” do Irã e anuncia negociações no Paquistão

Trump afirma que EUA podem “destruir usinas e pontes” do Irã e anuncia negociações no Paquistão

Ex-presidente diz que representantes americanos irão a Islamabad para tratativas após...