Carnaval do Noventa começa neste sábado com quatro dias de festa
Prefeituras unem forças para fortalecer tradição de mais de 50 anos, com programação diversificada, blocos comunitários e grandes atrações no povoado que divide os dois municípios.

A tradição de mais de 50 anos do Carnaval do Noventa será mantida em 2026 com a união total das prefeituras de Santa Bárbara e Tanquinho na organização dos quatro dias de festa. O anúncio foi feito pelo prefeito de Santa Bárbara, Edifrancio Oliveira, ao lado da secretária de Cultura, Marília Souza, durante entrevista ao De Olho na Cidade.
Segundo o prefeito, a parceria entre os dois municípios fortalece ainda mais o evento, que acontece no povoado do Noventinha, localizado na divisa das cidades.
“É uma tradição de mais de cinquenta anos. Diversos prefeitos que passaram sempre fizeram. Na pandemia não aconteceu, mas hoje a minha parceria com o prefeito Zé Luiz é muito boa. A gente senta, conversa e organiza tudo junto”, afirmou.

De acordo com ele, neste ano não haverá mais divisão de responsabilidades por dias específicos.
“Agora a gente não tem divisão do que é de Tanquinho e do que é de Santa Bárbara. A gente faz os quatro dias juntos. Inicia no sábado e conclui na terça-feira”, explicou.
A secretária de Cultura, Marília Souza, destacou que a programação começa antes mesmo do sábado oficial de Carnaval.
“A gente já começa com o CAPS Folia, na sexta, envolvendo as crianças da creche, o pessoal do CAPS e toda a comunidade”, disse.
No fim de semana, a festa ganha força no Noventinha, com atrações no palco principal e blocos durante o dia. Uma das novidades é o Bloco do Noventa, criado este ano por moradores da comunidade.
“Foi a união dos moradores que formou esse bloco, com apoio das duas prefeituras. Na terça-feira, acontece também o tradicional arrastão, saindo da Malhadinha até o Noventinha. É uma festa incrível. Só vivendo mesmo para entender”, destacou a secretária.
A grade oficial inclui atrações como Quintal de Tia Carla, Simone Morena, Forró Maneiro, Galeguinho SPA, Estylo Candial, Banana Boa, Black Style, Nicolas Silva, Asas Livres, Esqueminha, Jaciel Lima, Cézar Figueiredo e Seu Maxixe. No sábado, a programação começa às 20h com som automotivo, e às 22h têm início os shows no palco principal.
O prefeito reforçou que a feira livre da terça-feira será antecipada para a segunda, em razão do feriado.
“Graças a Deus essa parceria deu certo. Não tratamos apenas do Carnaval, mas também de estradas vicinais, limpeza de aguadas e outras ações conjuntas. O Carnaval só fortalece ainda mais essa união”, pontuou.







