Bahia

Bahia registra alta de 43% nas passagens internacionais para o Carnaval 2026

Crescimento é mais que o dobro da média nacional e reforça expectativa de recorde de turistas estrangeiros

12/02/2026 20h08
Bahia registra alta de 43% nas passagens internacionais para o Carnaval 2026
Foto: Ascom SETUR-BA

A Bahia registrou aumento de 43% na emissão de passagens aéreas internacionais para o Carnaval 2026, em comparação com o mesmo período de 2025. O índice é mais que o dobro da média nacional de crescimento, que foi de 21%. Os dados da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) confirmam a estimativa da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) de aumento no fluxo de visitantes estrangeiros no Carnaval baiano deste ano.

O estado conta com voos diretos de Buenos Aires e Córdoba (Argentina), Santiago (Chile), Montevidéu (Uruguai), Cidade do Panamá (Panamá), Lisboa (Portugal), Madri (Espanha) e Paris (França), o que representa a ligação com mais de 200 destinos no mundo.

Segundo a pasta, o resultado era esperado, em função do trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado e parceiros, na promoção do destino Bahia nos principais polos emissores de turistas internacionais, investimentos em infraestrutura turística, capacitação de mão de obra, qualificação de serviços e captação de voos.

“A estratégia desenvolvida pelo Estado colocou a Bahia em outro patamar no turismo internacional. Em 2025, batemos o recorde histórico, com mais de 211 mil visitantes estrangeiros, superando a marca de 2019. Começamos 2026 em rota de continuidade no crescimento, como comprova o desempenho baiano no período do Carnaval globalizado. Nossa expectativa é de que teremos uma marca histórica de foliões do exterior”, pontuou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

Os viajantes internacionais, que utilizam em sua quase totalidade o transporte aéreo (95%), terão durante o Carnaval receptivo especial da Setur-BA no Salvador Bahia Airport (Rede Vinci). O posto do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT) irá prestar informações sobre a programação da festa e atrativos turísticos da capital e de outros destinos próximos.

“A parceria com a Setur-BA tem sido fundamental na viabilização de novos voos do exterior para o Aeroporto de Salvador. Contamos com esse apoio, visando ampliar ainda mais a conectividade aérea, que é essencial para integrar e fortalecer as operações internacionais”, disse a diretora comercial da Vinci no Brasil, Júlia Orrico.

Entre os turistas, o advogado argentino Fernando Genera, 71 anos, está de volta à Bahia para novas experiências. “Já estive aqui três vezes, passando por Porto Seguro, Arraial d’Ajuda e Salvador. O que mais me encanta é a cultura, a comida baiana e as praias. Desta vez, vou me hospedar na capital e seguir para Morro de São Paulo”, relatou.

Comentários

Leia também

Bahia
Bahia ocupa a 4ª colocação em número de inquéritos por ‘maus-tratos contra animais

Bahia ocupa a 4ª colocação em número de inquéritos por ‘maus-tratos contra animais

Presidente da Comissão de Proteção Animal da OAB defende aumento de penas e ampliação...
Bahia
Polícia Federal desarticula ponto de beneficiamento ilegal de barbatanas de tubarão na Bahia

Polícia Federal desarticula ponto de beneficiamento ilegal de barbatanas de tubarão na Bahia

Foram encontrados mais de 1,5t de barbatanas de tubarão de diversas espécies, inclusive...
Bahia
Serpentinas metálicas seguem proibidas na Bahia e multa pode chegar a R$ 100 mil

Serpentinas metálicas seguem proibidas na Bahia e multa pode chegar a R$ 100 mil

Lei em vigor desde fevereiro de 2025 veta fabricação, venda e uso do item durante o Carnaval ...