Feira de Santana

Comprar imóvel agora ou esperar 2026? Especialista aponta momento como estratégico para investir

O principal fator que sustenta essa avaliação é o baixo estoque de imóveis, condição que tende a pressionar os preços para cima nos próximos anos.

21/12/2025 12h07
Comprar imóvel agora ou esperar 2026? Especialista aponta momento como estratégico para investir

O fim de ano costuma trazer uma dúvida recorrente para quem deseja investir no mercado imobiliário: comprar agora ou esperar até 2026? Em entrevista ao quadro Imóveis em Pauta, o especialista em mercado imobiliário Humberto Mascarenhas, afirmou que o momento atual é mais favorável para a compra de imóveis, sobretudo para quem busca proteção patrimonial e boas oportunidades de negócio.

Segundo Humberto, o principal fator que sustenta essa avaliação é o baixo estoque de imóveis, condição que tende a pressionar os preços para cima nos próximos anos.

“A decisão mais acertada hoje é comprar agora. O estoque de imóveis é baixo e isso é o fator que mais influencia no aumento de preço. Quanto menor o estoque, maior a tendência de valorização”, explicou.

O especialista destacou que, em um cenário de incertezas econômicas globais, o imóvel continua sendo um dos ativos mais seguros para proteger o capital.

“Muita gente fala em crise global, em instabilidade, e o que a gente observa é que ativos de segurança, como o ouro e o imóvel, tendem a se valorizar. O imóvel é uma forma de blindar o capital”, afirmou.

De acordo com Humberto, esse comportamento já pode ser observado no mercado brasileiro, onde investidores estão se antecipando e aproveitando o momento para adquirir imóveis antes de uma possível alta mais acentuada nos preços.

Questionado sobre o cenário atual, Humberto Mascarenhas classificou o momento como de oportunidade, especialmente para compradores atentos.

“O Brasil hoje tem um dos maiores juros reais do mundo. Isso aumenta o endividamento das famílias e reduz a circulação de dinheiro, fazendo com que muitas pessoas precisem vender e é aí que surgem excelentes oportunidades”, avaliou.

Apesar do bom momento para comprar, o especialista alertou para a importância de análise criteriosa e apoio profissional.

“Mesmo em um mercado oportuno, é fundamental pesquisar. Ainda existem imóveis com preços inflados por especulação. Procurar um profissional capacitado faz toda a diferença para comprar bem”, ressaltou.

Humberto também projetou tendência de valorização dos imóveis nos próximos anos, impulsionada pela expectativa de queda da taxa Selic e pelo aumento do crédito imobiliário.

“As ações das empresas do setor imobiliário cresceram mais que o Ibovespa este ano. Isso mostra a expectativa do mercado. Com a Selic em queda, o crédito aumenta, o consumo cresce e, com pouco estoque, os preços tendem a subir”, explicou.

Outro ponto abordado foi o comportamento dos consumidores em momentos de alta do mercado.

“Existe o efeito coletivo. Quando as pessoas veem amigos comprando, notícias positivas e recordes de venda, elas tendem a comprar também, mas é justamente nesses momentos que é preciso mais cautela para fazer boas escolhas”, alertou.

Para quem pensa em investir com foco no futuro, Humberto indicou os imóveis novos de médio e alto padrão como os mais promissores.

“O estoque desses imóveis é menor e eles vendem mais rápido. Hoje existe um ‘novo jeito de morar’, e imóveis antigos que não se adaptarem a isso tendem a demorar mais para vender e até desvalorizar”, afirmou.

Ele destacou ainda que imóveis usados podem se tornar mais atrativos com reformas estratégicas.

“Com um retrofit bem feito, o imóvel antigo pode ganhar valor e liquidez no mercado”, pontuou.

Humberto reforçou que o maior risco para quem adia a decisão é perder boas oportunidades, muitas vezes por medo ou insegurança.

“O mercado é cíclico. O momento de maior medo costuma ser o melhor momento para investir. Imóvel é um ativo real, histórico de valorização ao longo do tempo”, afirmou.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Ana Carolina e Diogo Nogueira prometem shows históricos no encerramento do Natal Encantado 2025

Ana Carolina e Diogo Nogueira prometem shows históricos no encerramento do Natal Encantado 2025

O Natal Encantado 2025 se despede reafirmando seu papel como um evento que valoriza a cultura,...
Feira de Santana
Feridas crônicas exigem atenção redobrada durante as festas de fim de ano, alerta estomaterapeuta

Feridas crônicas exigem atenção redobrada durante as festas de fim de ano, alerta estomaterapeuta

O período festivo costuma ser um desafio para muitos pacientes.
Feira de Santana
Elas por Elas, Rosana e Flashback trouxeram romantismo e hits dançantes ao Natal Encantado

Elas por Elas, Rosana e Flashback trouxeram romantismo e hits dançantes ao Natal Encantado

Rosana emocionou e animou os presentes ao apresentar canções que marcaram sua trajetória...