Ainda sem acordo, COP30 entra em dia decisivo após madrugada de negociações
Negociações seguem madrugada adentro e países voltam à mesa às 10h. Pontos sem consenso ainda travam o pacote de decisões considerado crucial para o desfecho da conferência.
As plenárias finais da COP30 foram marcadas para 10h deste sábado (22), segundo a presidência da Conferência do Clima. Não foram divulgadas novas versões dos rascunhos dos textos finais até por volta das 5h.
Originalmente, a COP30 estava prevista para acabar na sexta-feira (21). Entretanto, adiamentos são considerados comuns nas conferências do clima.
As consultas aos países e as negociações estavam previstas para seguir ao longo da madrugada de sábado, segundo comunicado divulgado pela presidência da COP30 às 1h40.
Os negociadores tentam fechar pontos ainda sem consenso. O texto final só é oficializado se todos os mais de 190 países participantes concordarem com a íntegra do conteúdo.
A União Europeia sinalizou na sexta-feira (21) que pode bloquear o acordo final. O bloco dos países europeus cobra alterações nos documentos com os rascunhos de acordos que foram divulgados nesta madrugada. Por sua vez, nos bastidores, organizações que acompanham os debates afirmam que a União Europeia dificulta as negociações em outra frente: mostra resistência em ampliar recursos para o enfrentamento da crise do clima.






