Educação

Colégio Estadual Ana Alice comemora o Mês da Consciência Negra

No dia 18 de novembro, o projeto de leitura intitulado “Raízes que Sustentam o Futuro” culminou em diversos stands culturais que, além de retratar as histórias e personagens dos livros

19/11/2025 06h59
Colégio Estadual Ana Alice comemora o Mês da Consciência Negra

Durante todo o ano de 2025, estudantes do Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Ana Alice Figueredo dos Santos (antigo Colégio Polivalente) fizeram a leitura de livros que retratam a realidade de negros e indígenas e que trazem como tema de reflexão, diversos problemas sociais. Na lista de obras lidas estavam livros como A Sabedoria das Águas (Daniel Munduruku), Um Quilombo Urbano Chamado Rua Nova (Flávia Santana Santos), Vidas Secas (Graciliano Ramos), Quarto de Despejo (Carolina Maria de Jesus), Torto Arado (Itamar Vieira Júnior) e Beco das Memórias (Conceição Evaristo).

No dia 18 de novembro, o projeto de leitura intitulado “Raízes que Sustentam o Futuro” culminou em diversos stands culturais que, além de retratar as histórias e personagens dos livros, também promoveram diálogos importantes sobre identidade, resistência e ancestralidade no mês da Consciência Negra.

A programação também contou com apresentações musicais, performances teatrais e momentos artísticos marcantes. A cantora e MC feirense Tulipa Negra participou da celebração, compartilhando sua arte e fortalecendo a representatividade cultural do evento.

Cida Porto, artista plástica da cidade, mulher negra e professora da escola, também marcou presença e deu um depoimento emocionante sobre o impacto do trabalho desenvolvido com os estudantes.

“Como artista plástica, grafiteira, mulher negra e feirense, participar deste evento na escola foi profundamente significativo para mim. Poder ajudar os alunos a montar o stand, conversar sobre Dona Pomba e sobre o bairro da Rua Nova — um lugar que respira arte e que deu origem a tantos artistas famosos — foi um gesto de memória, afeto e resistência.
Ter convidado a artista Tulipa Negra, minha amiga de caminhada artística — com quem já dividi festivais onde o graffiti, o hip hop, o break dance e tantas outras expressões se encontram — tornou tudo ainda mais especial. Vê-la cantar lindamente ao lado da irmã Laura, nossa estudante do Fluxo, reforçou a beleza e a força da cultura negra feirense.Ver duas mulheres negras levando arte, força e representatividade para dentro da escola reforça o quanto a cultura transforma e inspira.
Sinto-me realizada por mostrar aos meus alunos — e à comunidade escolar — que existem artistas negros feirenses que cantam e celebram nossas lutas, dores e vitórias. Sou grata pela oportunidade de construir, junto aos estudantes, um espaço de consciência, identidade e pertencimento.”

O evento reafirmou o compromisso do Colégio com a valorização da diversidade, da literatura e da formação crítica dos alunos, celebrando as raízes que sustentam e inspiram o futuro.

Comentários

Leia também

Educação
Prazo para solicitar reaplicação do Enem 2025 termina nesta sexta (21)

Prazo para solicitar reaplicação do Enem 2025 termina nesta sexta (21)

Pedido deve ser enviado até 12h na Página do Participante
Educação
Inep divulga gabarito oficial do Enem 2025

Inep divulga gabarito oficial do Enem 2025

Três questões foram anuladas das provas
Educação
Inep anula três questões do Enem após suspeita de vazamento 

Inep anula três questões do Enem após suspeita de vazamento 

Live publicada cinco dias antes da prova exibiu itens quase idênticos aos do exame