Feira de Santana

Principal obra de mobilidade urbana anunciada por Colbert não será concluída neste mandato

A grande obra esperada para o bairro do SIM é a duplicação da Avenida Artêmia Pires. De acordo com Brito, a obra será executada em cinco etapas

11/09/2022 05h30
Principal obra de mobilidade urbana anunciada por Colbert não será concluída neste mandato

O secretário de Planejamento de Feira de Santana, Carlos Brito, detalhou os projetos que estão sendo desenvolvidos para o bairro SIM, que segue em absoluto crescimento no município. Brito também destaca um pouco da história da construção do bairro.

“O SIM nasceu do Serviço de Imigrante com o professor Josué Melo, de repente nasceu a Avenida Centenário que fez determinada faixa no bairro. O contorno era uma realidade e a Getúlio Vargas batia exatamente no contorno, então em 2003 o então prefeito José Ronaldo pensou na construção dos viadutos e foi contratado uma empresa de extrema competência na Bahia para fazer o estudo sobre o Anel de Contorno, se escolheu os cruzamentos da Getúlio Vargas para a Noide Cerqueira, um trecho da João Durval, a Cidade Nova e a Maria Quitéria com o prolongamento que passou a ser a Fraga Maia, foi um feito esse estudo de tráfego.” Conta.

Foto: Prefeitura de Feira de Santana / Divulgação

O secretário explica ainda que o bairro cresceu desenfreadamente o que causou alguns problemas que não puderam ser controlados pelo poder público.

“No governo do ex-prefeito Tarcísio Pimenta foi feito o processo de hierarquização do SIM e como temos uma deficiência muito grande de pessoal o bairro explodiu do dia pra noite. Desde então passamos a ter alguns gargalos porque se teve um problema de invasão e teve a necessidade da duplicação do viaduto.” Explica.

A grande obra esperada para o bairro do SIM é a duplicação da Avenida Artêmia Pires. De acordo com Brito, o trabalho de requalificação será executado em cinco etapas.

“O prefeito Colbert Martins fez um grande projeto que contempla cinco etapas e equaciona todo o problema do SIM em termos do que dá para resolver, tem trechos que não tem o que fazer, a exemplo do trecho do contorno até a Tóbias Barreto, porque os condomínios não deixaram nem passeio, então temos que fazer um binário, algumas partes serão duplicadas e outras serão feitas vias reversíveis.” Afirma.

O secretario acrescenta que todo o projeto será apresentado para a comunidade. “O projeto será apresentado à imprensa e a população, isso só não foi feito ainda para não ficar criando expectativa, também por conta da especulação imobiliária, está todo mundo de olho naquela região.”

A obra tem um orçamento estimado em R$ 50 milhões, mas de acordo com Brito, o município não tem capacidade para bancar um investimento de tal proporção, por isso aguarda uma autorização de empréstimo da Câmara de Vereadores e também da União.

“Se mandou uma carta consulta para a Secretaria do Tesouro Nacional porque é um empréstimo com o aval da União, demos entrada nesse projeto em fevereiro e até agora a Comissão de Financiamento Externo não se reuniu. Estava marcado para o dia 29 de agosto e mudou para o dia 10 de outubro, o que quero dizer é que daqui que seja aprovado, passe pela visita do banco, já se passou 1 ano e meio ou dois anos, só quem vai inaugurar essas obras é o próximo prefeito, é uma questão de sensibilidade. Feira de Santana não tem capacidade para bancar um investimento desse, as cinco etapas custam 50 milhões de reais. A fila de projetos é muito grande, você tem 1,9 milhão para o Brasil inteiro e temos 80 projetos na fila, o que dá muito mais que isso e estamos concorrendo com cidades muito maiores.” enfatizou.

O secretário destacou o crescimento do bairro que chega ao patamar de outros mais antigos da cidade.

“O SIM será uma cidade, assim como o Tomba e a Cidade Nova são uma cidade, Feira de Santana possui várias cidades dentro dela.”

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Projeto de Lei que cria a Orquestra Sinfônica Municipal foi enviado à Câmara

Projeto de Lei que cria a Orquestra Sinfônica Municipal foi enviado à Câmara

A OSIFS terá como objetivo promover o ensino e a prática da música em grupo
Feira de Santana
Procon de Feira divulga pesquisa de preços dos itens da ceia de Natal

Procon de Feira divulga pesquisa de preços dos itens da ceia de Natal

A pesquisa foi realizada em cinco estabelecimentos do centro da cidade e inclui 22 itens...
Feira de Santana
Projeto FSA Invisível promove Natal solidário para pessoas em situação de rua em Feira de Santana

Projeto FSA Invisível promove Natal solidário para pessoas em situação de rua em Feira de Santana

Fundado por voluntários, o grupo realiza ações solidárias semanalmente e, neste mês...