COP 30

Ministro das Cidades defende protagonismo de prefeitos e financiamento direto aos municípios na COP 30

Jader Filho ressaltou que obras de mobilidade urbana e saneamento são fundamentais para enfrentar os desafios climáticos.

14/11/2025 16h26
Ministro das Cidades defende protagonismo de prefeitos e financiamento direto aos municípios na COP 30

O ministro das Cidades, Jader Filho, destacou durante sua participação na COP 30, em Belém, a importância de garantir que os financiamentos internacionais voltados ao clima cheguem diretamente aos municípios, onde vivem a maior parte dos brasileiros e onde os efeitos das mudanças climáticas são mais sentidos.

Em entrevista à Jorge Biancchi, o ministro reforçou que a Conferência precisa ouvir prefeitos, governadores e lideranças locais.

“Desde o início temos discutido a necessidade de fortalecer a opinião dos prefeitos e governadores, fazendo com que o financiamento para respostas climáticas chegue na ponta, chegue ao município, chegue onde as pessoas vivem”, afirmou.

Jader Filho ressaltou que obras de mobilidade urbana e saneamento são fundamentais para enfrentar os desafios climáticos.

“Precisamos levar obras de mobilidade para melhorar o transporte público, obras de saneamento para garantir água de qualidade e esgotamento sanitário. É isso que estamos defendendo aqui na COP: que os recursos cheguem onde devem chegar”, declarou.

O ministro lembrou que a maior parte da população brasileira vive em áreas urbanas: “87% da população brasileira vive em cidades. As obras de infraestrutura precisam chegar lá. E isso só acontece ouvindo prefeitos, governadores e comunidades.”

Segundo ele, uma carta conjunta será entregue ao presidente Lula pedindo que a declaração final da COP inclua o protagonismo dos líderes locais. “Os líderes precisam ser ouvidos nesta e nas futuras COPs”, reforçou.

Em relação às críticas sobre a infraestrutura da COP 30, Jader Filho avaliou positivamente o trabalho realizado.

“A infraestrutura está belíssima. Todos os envolvidos na organização estão de parabéns”, disse.

Sobre as manifestações registradas durante o evento, o ministro reconheceu a importância do direito à expressão, mas condenou episódios de violência.

“Manifestações pacíficas fazem parte da democracia e nós apoiamos isso. O que não pode acontecer é violência, em nenhum lugar do mundo. Violência não leva ninguém a lugar nenhum”, afirmou.

Jader Filho também reforçou a necessidade de compromisso concreto das grandes potências globais com o financiamento climático, classificando as promessas feitas até agora como insuficientes.

“Não dá mais para as grandes economias do mundo mentirem em relação ao que foi combinado. Chegou a hora de parar de conversar e começar a implementar. E não haverá implementação sem financiamento”, disse.

O ministro afirmou que o Brasil está fazendo sua parte: “O Governo brasileiro está cumprindo seu papel. Agora queremos saber se os países ricos querem realmente contribuir com o meio ambiente ou apenas fazer propaganda.”

*Com informações de Jorge Biancchi, direto da COP 30 em Belém

Comentários

Leia também

COP 30
Meditação, paz e justiça climática: a contribuição da Brahma Kumaris na COP30

Meditação, paz e justiça climática: a contribuição da Brahma Kumaris na COP30

Goreth Dunningham avalia COP30 e defende transição energética responsável
COP 30
Na COP30 especialista relaciona sentimentos, escolhas diárias e preservação ambiental

Na COP30 especialista relaciona sentimentos, escolhas diárias e preservação ambiental

Francis Coviello relaciona vibrações emocionais, estruturas da água e impacto humano...
COP 30
Criadora de conteúdo paraense diz que COP30 deixa legado de luta, resiliência e desenvolvimento para Belém

Criadora de conteúdo paraense diz que COP30 deixa legado de luta, resiliência e desenvolvimento para Belém

Maria Cardoso avaliou que Belém provou sua capacidade de receber um evento internacional...