Plano Plurianual de Feira de Santana é aprovado com emendas voltadas para educação, juventude e infraestrutura
O presidente da Casa, vereador Marcos Lima, destacou a importância da votação e o consenso entre os parlamentares durante o processo.

A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou nesta terça-feira (04), em duas discussões, o Plano Plurianual (PPA) que vai orientar as ações e investimentos da administração municipal pelos próximos quatro anos (2026-2029).O presidente da Casa, vereador Marcos Lima, destacou a importância da votação e o consenso entre os parlamentares durante o processo.
“É um plano importantíssimo, porque trata dos próximos anos da cidade. Já aprovamos hoje o primeiro e o segundo turno de discussão, e já colocamos também em rito a LDO, que é a lei orçamentária. Entendemos que é importante que, ainda neste mês, consigamos finalizar a votação para que, em dezembro, tenhamos um pouco mais de tranquilidade antes do recesso”, afirmou o presidente.
O PPA é o instrumento que estabelece as prioridades do governo municipal, servindo como base para o planejamento e execução das políticas públicas. Segundo Marcos Lima, os vereadores puderam contribuir com o projeto por meio da apresentação de emendas que atendem áreas estratégicas da cidade.
“Alguns vereadores colocaram emendas, e eu também apresentei na área de iluminação pública e de atenção ao idoso. Outros colegas propuseram emendas na área de creches. São sugestões que ajudam a prefeitura a se planejar melhor para os próximos quatro anos”, explicou.
Entre as propostas apresentadas e aprovadas, o vereador Ivamberg Lima incluiu emenda voltada à criação de programas de capacitação profissional e incentivo à geração de emprego e renda, especialmente para jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade social. O parlamentar também propôs investimentos em infraestrutura escolar e ampliação das políticas públicas voltadas à juventude.
Já o vereador Jurandy Carvalho apresentou emenda que prevê ações para melhoria da mobilidade urbana e pavimentação de ruas em bairros periféricos, enquanto Luiz da Feira defendeu a ampliação do apoio ao pequeno comerciante e à economia informal.
Outras emendas trataram de áreas como esporte, cultura, saúde e assistência social, contemplando demandas de diversas comunidades do município.
O presidente ressaltou ainda que todas as emendas apresentadas foram aprovadas de forma consensual, sem divergências entre os parlamentares.
“As emendas são apresentadas pelos vereadores, mas para que fossem votadas em separado, seria necessária a solicitação de um terço da Câmara, o que não ocorreu. Então, houve consenso total entre os colegas, e acredito que o próprio prefeito também está em consonância com as propostas. Não houve dificuldade alguma para aprovação”, pontuou Marcos Lima.
Com o PPA aprovado, a Câmara segue agora com a tramitação da Lei Orçamentária Anual (LOA), que definirá as metas financeiras para 2026, alinhadas ao planejamento estratégico estabelecido no PPA.
*Com informações da repórter Isabel Bomfim






