Dia de Finados é momento de oração, memória e reflexão sobre a vida, destaca padre
A Igreja Católica mantém a tradição de programar missas em todas as paróquias e também nos cemitérios.

O Dia de Finados, celebrado neste domingo (2), é uma data marcada por fé, silêncio e recordação. O padre Paulo Tarso destacou que o momento vai além da saudade e se transforma em uma oportunidade de reflexão sobre o sentido da vida e de gratidão pelos que já partiram.
“É um dia de silêncio, de oração, mas também de muito respeito e comunhão com aqueles que já partiram. Reforçamos valores como a saudade, o amor e a gratidão por tudo que essas pessoas fizeram e deixaram para nós e para o mundo”, afirmou.
O padre lembrou que a data é celebrada logo após o dia 1º de novembro, Solenidade de Todos os Santos, e tem como propósito espiritual unir os fiéis em oração pelos falecidos. Segundo ele, a Igreja Católica mantém a tradição de programar missas em todas as paróquias e também nos cemitérios.
“Celebrar os mortos é também celebrar a vida. É um momento de reflexão sobre o que estamos fazendo com o tempo que temos e sobre o nosso compromisso em continuar o que os que partiram começaram”, destacou.
Além das missas nas igrejas, haverá celebrações nos cemitérios de Feira de Santana. Padre Paulo ressaltou a importância de visitar os túmulos, gesto que, segundo ele, expressa respeito, memória e fé.
“Visitar o cemitério é um gesto de fé e de tradição. Desde os primeiros cristãos, existe esse cuidado de visitar e rezar pelos entes queridos. Nas catacumbas, os primeiros fiéis celebravam a Eucaristia e cuidavam dos restos mortais dos mártires. Esse gesto é uma continuidade dessa fé que atravessa os séculos”, explicou.
Programação de missas em Feira de Santana – Dia de Finados
Catedral Metropolitana de Sant’Ana (Igreja Matriz)
🕖 7h, 10h, 17h e 19h
Cemitério Piedade (bairro Muchila)
🕗 8h, 10h e 16h
Cemitério Jardim Celestial (bairro SIM)
🕣 8h30, 10h e 15h
Cemitério São João Batista (bairro Mangabeira)
🕖 7h, 9h, 11h e 16h
Cemitério São Jorge (bairro Sobradinho)
🕖 7h, 10h e 15h
Cemitério Memorial Jardim das Flores (BR-116 Norte, km 415, Distrito da Matinha)
🕣 8h30, 10h e 15h
O padre convidou os fiéis a participarem das celebrações e a manterem viva a memória dos que partiram.
“Lembrar dos nossos mortos é também reafirmar a esperança cristã de que a vida não termina aqui, mas continua em Deus”, finalizou.
*Com informações da repórter Isabel Bomfim







