Brasil

Governador do RJ diz que operação com mais de 130 mortos ‘foi um sucesso’

Cláudio Castro lamentou as mortes dos policiais durante o confronto

29/10/2025 17h20
Governador do RJ diz que operação com mais de 130 mortos ‘foi um sucesso’
Foto: Rafael Wallace/ GOVRJ

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), defendeu a Operação Contenção, realizada ao longo de terça (28), que deixou mais de 130 mortos, incluindo policiais e inocentes. Segundo ele, a investigação da segurança carioca foi um sucesso contra as facções criminosas que atuam no estado.

Em coletiva realizada nesta quarta-feira (29), ele afirmou que somente os quatro policiais mortos em confrontos são considerados vítimas e que, fora essas mortes, a operação foi um sucesso.

“Não vamos ficar chorando, ajudaram ou não ajudaram. Não dá para contar com apoio, a gente fez a nossa operação e foi um sucesso. Tirando a vida dos policiais, o resto da operação foi um sucesso”, disse. “De vítima, ontem, lá, só tivemos os policiais”, completou.

A operação, segundo o governador, foi “um duro golpe” na criminalidade. Acrescentou ainda que ontem foi um dia histórico para o Rio de Janeiro.

“A maior operação da história das polícias. Muitos ensinamentos foram tirados. Ontem, pode ter sido o início de um grande processo no Brasil. Temos convicção que temos condições de vencer batalhas. Mas sozinhos não temos condições de vencer essa guerra. Guerra contra um poder bélico e financeiro”, afirmou.

Cláudio confirmou ter entrado em contato com membros do governo federal e espera uma definição de ideias e de quem irá ao Rio de Janeiro. O liberal disse ainda que sua gestão não vai ficar respondendo a ministros ou outras autoridades que queiram transformar o momento em batalha política.

“Quem quiser somar com o Rio de Janeiro nesse momento no combate a criminalidade é bem-vindo. Os outros, que querem fazer politicagem, nosso recado é: suma. Ou soma ou suma. Não entraremos nessa armadilha de ficar querendo polarizar ou politizar uma das maiores ações que já houve”, ressaltou o gestor fluminense.

Ainda na coletiva, Castro afirmou que o trabalho de perícia e fiscalização da operação estará aberto às autoridades. Ele espera do governo federal um foco no Rio de Janeiro, de integração e trabalho conjunto.

Comentários

Leia também

Brasil
Sete governadores lançam “Consórcio da Paz” após operação no Rio

Sete governadores lançam “Consórcio da Paz” após operação no Rio

Iniciativa pretende integrar ações e compartilhar informações contra o crime organizado ...
Brasil
PF deflagra nova fase de operação que investiga desvio de emendas

PF deflagra nova fase de operação que investiga desvio de emendas

Ação mira grupo suspeito de fraudes e corrupção em vários estados
Brasil
IML do Rio identifica 100 dos 121 mortos na Operação Contenção

IML do Rio identifica 100 dos 121 mortos na Operação Contenção

Além disso, 60 corpos já foram liberados para sepultamento