Clássico Ba-Vi vira campanha de solidariedade em Feira de Santana com doação de sangue na Hemoba
A ação, que começou nesta semana, segue até o dia 31 de outubro e busca mobilizar torcedores das duas equipes em prol de um objetivo comum: salvar vidas.
09/10/2025 16h06
Foto: Robson Nascimento
A tradicional rivalidade entre Bahia e Vitória ganhou um novo significado em Feira de Santana. As embaixadas dos dois clubes na cidade, “Bora Bahia, Minha Benção” e “Leões Feira de Santana”, se uniram em uma campanha solidária de doação de sangue, o Clássico pela Vida, em parceria com a Hemoba. A ação, que começou nesta semana, segue até o dia 31 de outubro e busca mobilizar torcedores das duas equipes em prol de um objetivo comum: salvar vidas.
O diretor da Embaixada do Bahia em Feira de Santana, Eduardo Brito, explicou que a iniciativa faz parte de uma mobilização estadual promovida pelo clube, com foco nas cidades que possuem unidades da Hemoba e embaixadas tricolores.
Foto: Robson Nascimento
“É uma campanha que teve início hoje. O Bahia incentivou as cidades com Hemoba e embaixadas a realizarem ações de doação de sangue, diante da necessidade que a gente sabe que existe nos bancos de sangue”, afirmou.
Foto: Robson Nascimento
“Aqui em Feira de Santana, nossa embaixada resolveu colocar um tempero especial, convidando a embaixada do Vitória para um ‘clássico pela vida’. A rivalidade fica em campo. Fora de campo, a gente se une pela vida”, completou Eduardo.
A ideia é simples: torcedores de cada clube devem comparecer à Hemoba, localizada na esquina da Presidente Dutra com a Maria Quitéria, identificando-se com o código do seu time, 0033 para o Bahia e 0051 para o Vitória, e vestindo a camisa da torcida. Cada doação será contabilizada, e ao final da campanha será conhecido o time com maior número de doadores.
Foto: Robson Nascimento
“Na verdade, ganha todo mundo. Quando você doa sangue, ajuda pelo menos quatro vidas. Então, imagine: uma pessoa ajudando quatro outras. A meta é que muitos torcedores do Bahia e do Vitória venham até o dia 31 motivados por essa ação”, reforçou o diretor tricolor.
Do lado rubro-negro, o diretor da Embaixada Leões Feira de Santana, Lindomar Costa, destacou que a campanha vai muito além da rivalidade esportiva.
Foto: Robson Nascimento
“Esse é um clássico pela vida, não é um jogo de três pontos, nem por troféu ou medalha. É por alguém que pode estar à beira da morte e precisa da sua doação”, disse. “Cada doação pode salvar até quatro vidas. Então o pensamento é se colocar no lugar do outro. E se fosse seu filho, seu pai ou sua mãe precisando? O que você faria? Aqui fora, a cor é uma só: a cor do sangue, a cor da vida”, afirmou Lindomar.
Ele ainda reforçou o convite aos torcedores do Vitória: “Você que é rubro-negro, venha à Hemoba, informe o código 0051, vista a camisa do Vitória e marque um golaço com essa doação. Dessa vez, o gol é pela vida.”
A coordenadora administrativa da Hemoba, Izabete Sena, destacou a importância da iniciativa das torcidas e lembrou dos requisitos para quem deseja doar.
“Nosso horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 7h30 às 17h, e aos sábados, das 7h30 às 12h30. Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado e hidratado. Menores de idade precisam estar acompanhados do responsável”, explicou. “Fiquei muito animada com essa campanha. Sabemos que salvar vidas é uma causa nobre, e é bonito ver que a rivalidade dos times ficou só dentro de campo”, completou Izabete.
O resultado final do “Clássico pela Vida” será divulgado no fim de outubro, mas independentemente do placar, os organizadores destacam que o verdadeiro vencedor será sempre quem mais precisa: o paciente que aguarda por uma doação.