MP denuncia 20 pessoas por falsificação de bebidas em SP
Grupo foi preso em flagrante durante operação em Santo André
O Ministério Público de São Paulo (MPSP) denunciou 20 pessoas por envolvimento em um esquema de falsificação de bebidas alcoólicas. O grupo foi preso em flagrante no dia 23 de setembro, durante operação da Polícia Civil em Santo André, onde foram encontrados garrafas, rótulos, tampas e equipamentos usados na adulteração.
Os suspeitos foram flagrados manipulando os produtos no momento da ação. Entre os denunciados está o principal fornecedor de materiais para falsificação no estado. Ao longo de 2024, 41 pessoas já foram presas em casos semelhantes, sem ligação entre si ou com o crime organizado, segundo o governo paulista.
A operação ocorreu três dias antes do alerta do Ministério da Justiça sobre os primeiros casos de intoxicação por metanol em São Paulo. As autoridades investigam o uso da substância em bebidas adulteradas.
A Polícia Civil apura se o metanol foi utilizado na limpeza de garrafas reaproveitadas ou para aumentar o volume das bebidas. No país, o Ministério da Saúde recebeu 217 notificações de intoxicação, sendo 17 confirmadas.