Polícia

Operação interestadual reprime fraudes em pagamentos digitais na Bahia e em São Paulo

As polícias civis da Bahia e de São Paulo cumprem 29 mandados em diversos pontos dos dois estados

06/09/2022 07h13
Operação interestadual reprime fraudes em pagamentos digitais na Bahia e em São Paulo
Foto: Haeckel Dias / Ascom-PC

As polícias civis da Bahia e de São Paulo deflagraram, na manhã desta terça-feira (6), a segunda fase da Operação Chargeback, em Salvador, Região Metropolitana (RMS) e interior do estado, além da capital e outras três cidades paulistas. O objetivo da ação integrada é reprimir crimes de estelionato praticados contra uma operadora de transações online. Conforme apurado, os criminosos cometem as fraudes através de pagamentos digitais.

O Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), da PCBA, em apoio à 4ª Delegacia da Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCIBER), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), da PCSP, cumpre 25 mandados de busca e apreensão na Bahia, enquanto quatro são cumpridos em São Paulo pelos policiais civis daquele estado.

O diretor do DCCP, delegado Arthur Gallas, destacou a importância da atuação integrada. “O compartilhamento de informações entre as polícias proporciona a construção de estratégias que possam reprimir os crimes de forma interestadual. O DCCP está cada dia mais se antecipando à evolução tecnológica dos crimes. Por isso, atualmente temos a DreofCiber, unidade especializada nestes delitos”, pontuou.

O titular da 4ª DCCIBER/DEIC, delegado Thiago Chinellato, mensurou o prejuízo dado pelos criminosos. “Trata-se de uma empresa vítima de estelionato por meio eletrônico, lesada em cerca de 5 milhões de reais. Ações integradas como esta visam também desestimular novas práticas. Por esse motivo também, a integração entre as polícias é fundamental para garantir o sucesso da repressão a estes crimes”, comentou.

A operação também tem a participação dos Departamentos de Polícia Metropolitana (Depom), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), além da Assessoria Executiva de Operações de Polícia Judiciária (AEXPJ) e da Coordenação de Operações Especiais (COE).

Comentários

Leia também

Polícia
Homem é morto a tiros no distrito de Maria Quitéria, em Feira de Santana

Homem é morto a tiros no distrito de Maria Quitéria, em Feira de Santana

O crime aconteceu por volta das 23h20, na Estrada Pé de Serra, nas proximidades de uma...
Polícia
Homem acusado de matar professor é condenado a 13 anos de prisão em Feira de Santana

Homem acusado de matar professor é condenado a 13 anos de prisão em Feira de Santana

Corpo da vítima foi encontrado nu, com uma lesão na cabeça, nos fundos de uma construção. ...
Polícia
Norteada pela Inteligência, Operação Circuito Fechado cumpre 12 mandados contra integrantes de facção

Norteada pela Inteligência, Operação Circuito Fechado cumpre 12 mandados contra integrantes de facção

Forças Estaduais e Federais da Segurança Pública seguem com as ações intensificadas,...