Saúde

Outubro Rosa: Ginecologista destaca avanços na prevenção do câncer de mama e de colo do útero

A médica enfatizou a importância da informação, do autocuidado e das novas tecnologias que estão revolucionando o rastreamento dessas doenças.

05/10/2025 10h43
Outubro Rosa: Ginecologista destaca avanços na prevenção do câncer de mama e de colo do útero

Durante o quadro Mulheres em Pauta, a ginecologista Dra. Márcia Suely, da Clínica Vitalis, destacou os principais avanços na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, dentro da campanha Outubro Rosa. A médica enfatizou a importância da informação, do autocuidado e das novas tecnologias que estão revolucionando o rastreamento dessas doenças.

“O Outubro Rosa continua sendo extremamente atual, porque ainda precisamos falar de prevenção e diagnóstico precoce. Quanto mais cedo o câncer é identificado, maiores são as chances de cura”, explicou a ginecologista.

Entre as novidades, Dra. Márcia destacou a mudança na idade recomendada para a realização da mamografia. Antes, o Ministério da Saúde orientava o exame a partir dos 50 anos. Agora, o rastreamento passa a ser indicado a partir dos 40 anos, conforme práticas adotadas em países desenvolvidos e pela Sociedade Brasileira de Mastologia.

“Essa mudança é fundamental, pois cerca de 23% dos casos de câncer de mama ocorrem entre os 40 e 50 anos. Com a nova faixa etária, será possível diagnosticar mais cedo e ampliar as chances de cura”, ressaltou.

Outra alteração importante é a ampliação da faixa etária limite, que agora vai até os 74 anos. Segundo a médica, 60% dos casos de câncer de mama acontecem entre os 47 e 74 anos, o que torna essa atualização “extremamente louvável”.

A especialista também destacou o papel da tecnologia na detecção precoce, como a mamografia 3D, que oferece imagens mais detalhadas, menos desconforto para a paciente e maior precisão nos resultados.

“Hoje contamos com a mamografia digital e a tomossíntese, que melhoram a qualidade do diagnóstico e tornam o exame mais confortável. Além disso, a telemedicina permite que especialistas em diferentes regiões do país façam o laudo, agilizando o resultado”, explicou.

Dra. Márcia ainda mencionou o uso da inteligência artificial como uma ferramenta em crescimento na medicina diagnóstica. “A IA auxilia na análise de milhares de mamografias, tornando o processo mais rápido e preciso”, pontuou.

Em relação ao câncer de colo de útero, a médica explicou que o Ministério da Saúde está implementando o exame de DNA HPV, que deve substituir gradualmente o Papanicolau como método principal de rastreamento até 2026.

“O teste de DNA HPV é um exame de biologia molecular que detecta o risco da mulher desenvolver o câncer antes mesmo do surgimento de lesões. Ele adianta o diagnóstico em até 10 anos e, se o resultado for negativo, o rastreamento pode ser feito a cada cinco anos”, destacou.

Ela acrescentou que o Papanicolau continuará sendo utilizado em casos nos quais o HPV é detectado, complementando o diagnóstico com exames como a colposcopia.

“Na Clínica Vitalis, nós já realizamos o teste de HPV há mais de quatro anos, antes mesmo dessa atualização do Ministério. O Brasil agora se junta a outros países que caminham para reduzir e até eliminar esses tipos de câncer através de diagnósticos mais precisos”, comemorou.

A médica reforçou a importância da vacinação contra o HPV para meninas e meninos de 9 a 13 anos, mas lembrou que mulheres de até 45 anos também podem se vacinar.

“A vacinação é uma das formas mais eficazes de prevenção. E os meninos devem ser vacinados também, já que são portadores do vírus e muitas vezes não apresentam sintomas. A imunização dos dois sexos é fundamental para frear a transmissão”, alertou.

Além dos exames, Dra. Márcia ressaltou que hábitos saudáveis têm papel essencial na prevenção de diversos tipos de câncer.

“Os maiores fatores de risco são obesidade, sedentarismo, álcool, cigarro e estresse. Cuidar da alimentação, praticar atividade física e evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas são atitudes simples que fazem uma enorme diferença”, afirmou.

A ginecologista deixou um recado especial às mulheres: “Mulheres, se cuidem. Para cuidarmos dos outros, precisamos primeiro cuidar de nós mesmas. Procurem seu ginecologista pelo menos uma vez por ano, façam seus exames, vacinem seus filhos e busquem informações confiáveis. A prevenção salva vidas”, reforçou.

A Dra. Márcia Suely atende na Clínica Vitalis, localizada no Edifício Premier, em Feira de Santana, e anunciou que em breve a unidade contará com uma mastologista, ampliando o atendimento voltado à saúde da mulher.

“Estamos sempre em busca de oferecer um serviço completo para que nossas pacientes possam fazer todos os exames e acompanhamentos no mesmo lugar”, concluiu.

Comentários

Leia também

Saúde
Oftalmologista alerta para risco de cegueira após ingestão de bebidas contaminadas com metanol

Oftalmologista alerta para risco de cegueira após ingestão de bebidas contaminadas com metanol

A Bahia possui dois casos suspeitos de intoxicação por metanol, um deles em Feira de...
Saúde
Farmacêutica alerta: Outubro Rosa deve cuidar da saúde da mulher por completo

Farmacêutica alerta: Outubro Rosa deve cuidar da saúde da mulher por completo

Além da mamografia e do exame clínico, a mulher deve estar atenta à própria percepção...
Saúde
Ministro da Saúde anuncia compra de 2,5 mil tratamentos contra ingestão de metanol

Ministro da Saúde anuncia compra de 2,5 mil tratamentos contra ingestão de metanol

11 casos de intoxicação já foram confirmados no Brasil