Delegado de Polícia Civil diz que cidadania é resultado do trabalho de um “time”
A concessão do título foi iniciativa do ex-vereador Paulão do Caldeirão, mas coube ao vereador Silvio Dias (PT) conduzir a solenidade.
“Ser cidadão feirense não é apenas uma honraria, é um chamado para honrar o espírito dessa cidade que me abraçou, para contribuir com o seu crescimento”. Com esta afirmação, carregada de gratidão e orgulho, o chefe da Diretoria de Polícia do Interior Leste, Yves Silva Correia, agradeceu, na noite desta quinta-feira (2), a homenagem da Câmara Municipal. A concessão do título foi iniciativa do ex-vereador Paulão do Caldeirão, mas coube ao vereador Silvio Dias (PT) conduzir a solenidade.
Com citações de grandes poetas, como Castro Alves e Georgina Erisman, e uma interpretação emocionada do Hino a Feira de Santana, Yves Correia dividiu a honraria recebida com “todos que vestem a camisa da Polícia Civil” e defendeu a importância da união de todos os segmentos da Segurança Pública. Ele destacou a grandeza geográfica da cidade, a nobreza de seu povo e agradeceu pela missão que lhe foi confiada e por ser acolhido como filho de Feira de Santana.
“Quero assumir, diante de todos vocês, o compromisso de continuar trabalhando com afinco, servindo com dedicação e honrando a confiança que me é depositada”, afirmou o novo cidadão feirense, definindo o título recebido não como um ponto de chegada, mas de partida. Yves Correia ressaltou que cada etapa é apenas mais um capítulo dessa construção coletiva, que exige resiliência, e finalizou lembrando as palavras de Nelson Mandela: “Eu nunca perco. Ou eu ganho, ou eu aprendo”.
Na saudação ao homenageado, o ex-vereador Paulão do Caldeirão justificou a concessão da honraria pela atuação do coordenador à frente da Polícia Civil em Feira de Santana. “É com o coração cheio de alegria e gratidão neste momento tão significativo”, disse, destacando que o objetivo não é apenas reconhecer o exercício de uma função pública. “Trata-se de reconhecer uma trajetória de compromisso com a vida humana, com a paz social e com o bem-estar da nossa gente”, ressaltou Paulão.
Uma mistura de orgulho e esperança. Assim o vereador Silvio Dias, que é Policial Rodoviário Federal, definiu o próprio discurso “em reconhecimento aos que realmente fazem a diferença”. O título, segundo ele, não é somente um gesto de reconhecimento institucional, “mas um tributo da cidade de Feira de Santana a um profissional que tem dedicado sua vida ao serviço público, à segurança da sociedade e à preservação da ordem e da justiça”.
“Ser cidadão feirense é mais do que um título, é um pertencimento, um compromisso com os valores desta terra e com a luta por dias melhores”, afirmou Silvio Dias, que também destacou a trajetória do itabunense de nascimento. O homenageado mereceu saudação especial do Delegado-Geral da Polícia Civil da Bahia, André Augusto de Mendonça Viana, que falou sobre a preocupação de Yves Correia em trabalhar com um “time”, ou seja, de forma conjunta. O deputado federal Zé Neto também esteve presente, parabenizou o homenageado e destacou a importância da integração entre as forças de segurança e o Legislativo.
O vereador Silvio Dias presidiu a solenidade, compondo a Mesa de Honra ao lado de Luziel Andrade, secretário municipal de Prevenção à Violência, representando o prefeito José Ronaldo de Carvalho; Guga Leal, Procurador-Geral do Município; André Augusto de Mendonça Viana, Delegado-Geral da Polícia Civil da Bahia, representando o governador Jerônimo Rodrigues; coronel Michael Muller, comandante do CPRL, representando o comando da PM na Bahia; o ex-vereador Paulão do Caldeirão; e o homenageado.