Feira de Santana

Delegado de Polícia Civil diz que cidadania é resultado do trabalho de um “time”

A concessão do título foi iniciativa do ex-vereador Paulão do Caldeirão, mas coube ao vereador Silvio Dias (PT) conduzir a solenidade.

03/10/2025 06h00
Delegado de Polícia Civil diz que cidadania é resultado do trabalho de um “time”

“Ser cidadão feirense não é apenas uma honraria, é um chamado para honrar o espírito dessa cidade que me abraçou, para contribuir com o seu crescimento”. Com esta afirmação, carregada de gratidão e orgulho, o chefe da Diretoria de Polícia do Interior Leste, Yves Silva Correia, agradeceu, na noite desta quinta-feira (2), a homenagem da Câmara Municipal. A concessão do título foi iniciativa do ex-vereador Paulão do Caldeirão, mas coube ao vereador Silvio Dias (PT) conduzir a solenidade.

Com citações de grandes poetas, como Castro Alves e Georgina Erisman, e uma interpretação emocionada do Hino a Feira de Santana, Yves Correia dividiu a honraria recebida com “todos que vestem a camisa da Polícia Civil” e defendeu a importância da união de todos os segmentos da Segurança Pública. Ele destacou a grandeza geográfica da cidade, a nobreza de seu povo e agradeceu pela missão que lhe foi confiada e por ser acolhido como filho de Feira de Santana.

“Quero assumir, diante de todos vocês, o compromisso de continuar trabalhando com afinco, servindo com dedicação e honrando a confiança que me é depositada”, afirmou o novo cidadão feirense, definindo o título recebido não como um ponto de chegada, mas de partida. Yves Correia ressaltou que cada etapa é apenas mais um capítulo dessa construção coletiva, que exige resiliência, e finalizou lembrando as palavras de Nelson Mandela: “Eu nunca perco. Ou eu ganho, ou eu aprendo”.

Na saudação ao homenageado, o ex-vereador Paulão do Caldeirão justificou a concessão da honraria pela atuação do coordenador à frente da Polícia Civil em Feira de Santana. “É com o coração cheio de alegria e gratidão neste momento tão significativo”, disse, destacando que o objetivo não é apenas reconhecer o exercício de uma função pública. “Trata-se de reconhecer uma trajetória de compromisso com a vida humana, com a paz social e com o bem-estar da nossa gente”, ressaltou Paulão.

Uma mistura de orgulho e esperança. Assim o vereador Silvio Dias, que é Policial Rodoviário Federal, definiu o próprio discurso “em reconhecimento aos que realmente fazem a diferença”. O título, segundo ele, não é somente um gesto de reconhecimento institucional, “mas um tributo da cidade de Feira de Santana a um profissional que tem dedicado sua vida ao serviço público, à segurança da sociedade e à preservação da ordem e da justiça”.

“Ser cidadão feirense é mais do que um título, é um pertencimento, um compromisso com os valores desta terra e com a luta por dias melhores”, afirmou Silvio Dias, que também destacou a trajetória do itabunense de nascimento. O homenageado mereceu saudação especial do Delegado-Geral da Polícia Civil da Bahia, André Augusto de Mendonça Viana, que falou sobre a preocupação de Yves Correia em trabalhar com um “time”, ou seja, de forma conjunta. O deputado federal Zé Neto também esteve presente, parabenizou o homenageado e destacou a importância da integração entre as forças de segurança e o Legislativo.

O vereador Silvio Dias presidiu a solenidade, compondo a Mesa de Honra ao lado de Luziel Andrade, secretário municipal de Prevenção à Violência, representando o prefeito José Ronaldo de Carvalho; Guga Leal, Procurador-Geral do Município; André Augusto de Mendonça Viana, Delegado-Geral da Polícia Civil da Bahia, representando o governador Jerônimo Rodrigues; coronel Michael Muller, comandante do CPRL, representando o comando da PM na Bahia; o ex-vereador Paulão do Caldeirão; e o homenageado.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Governo do Estado lança Edital Ouro Negro 2026 em Feira de Santana

Governo do Estado lança Edital Ouro Negro 2026 em Feira de Santana

Com investimento recorde de R$ 17 milhões, a iniciativa tem parte da verba dedicada especialmente...
Feira de Santana
Motorista é preso após abandonar carreta na Cidade Nova após tentar acessar BR-116 pela contramão

Motorista é preso após abandonar carreta na Cidade Nova após tentar acessar BR-116 pela contramão

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada e, ao tentar abordar o condutor, os agentes...
Feira de Santana
Feira de Santana registra caso suspeito por intoxicação de metanol

Feira de Santana registra caso suspeito por intoxicação de metanol

Amostras biológicas serão coletadas e encaminhadas para análise laboratorial, com resultado...