Feira de Santana inaugura Centro Nacional de Formação em Zootecnia e consolida papel estratégico no agro brasileiro
O novo centro chega com a missão de formar profissionais qualificados, capacitar professores e promover avanços em melhoramento de rebanho, manejo e tecnologia.
26/09/2025 11h56
Foto: Isabel Bomfim
A manhã desta sexta-feira (26) marcou um passo histórico para a agropecuária baiana. Foi inaugurado, no Parque de Exposições João Martins da Silva, o Centro Nacional de Formação em Zootecnia, o segundo do país, fruto da parceria entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB). A cerimônia contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do presidente da CNA, João Martins da Silva Júnior, do presidente da FAEB, Humberto Miranda, e do prefeito José Ronaldo, além de produtores rurais e lideranças do setor.
O novo centro chega com a missão de formar profissionais qualificados, capacitar professores e promover avanços em melhoramento de rebanho, manejo e tecnologia. Para o governador Jerônimo Rodrigues, a iniciativa coloca a Bahia em destaque no cenário nacional.
“Eu fico muito feliz porque é um centro nacional. Já temos o primeiro, em Juazeiro, ligado à fruticultura. Receber este segundo em Feira de Santana é um salto importante para a Bahia. Além de mão de obra qualificada, formará professores e planejará ações concretas de melhoria de rebanho e manejo.”
Foto: Isabel Bomfim
Jerônimo enfatizou o impacto da democratização do conhecimento:
“Muitas unidades produtivas não têm recursos ou assistência técnica. Quando conseguimos investir, estamos abrindo para todos a oportunidade de acessar inovação, ciência e formação.”
O governador ainda destacou a necessidade de políticas públicas articuladas com o governo federal e a importância de parcerias com SENAR, SEBRAE, universidades e associações de produtores para consolidar o centro como referência na formação de técnicos e profissionais de nível superior.
Foto: Isabel Bomfim
Para o presidente da CNA, João Martins da Silva Júnior, a inauguração representa um sonho de transformação do campo brasileiro:
“Há uns dez anos, quando assumi a CNA, ainda existia a visão de que o aprendizado tinha que ser no pasto ou no curral. Hoje, a agricultura brasileira está em pleno desenvolvimento, e as pessoas precisam de capacitação de alto nível para tocar a agropecuária moderna.”
Foto: Isabel Bomfim
Ele relembrou a meta de criar uma nova classe média rural, democratizando oportunidades.
“Quando tomei posse, menos de 300 mil produtores detinham 86% da riqueza do agro. Meu compromisso era criar uma nova classe média rural de aproximadamente 450 mil pessoas capacitadas. Hoje, posso garantir que já alcançamos esse objetivo.”
Foto: Isabel Bomfim
O investimento no Centro de Zootecnia é estimado em R$ 26 milhões, com estrutura moderna e tecnologia de ponta para atender produtores de toda a região.
O presidente da FAEB, Humberto Miranda, ressaltou que o fortalecimento do interior é essencial para o desenvolvimento do estado:
Foto: Rafael Marques
“A gente precisa fortalecer o interior e as pequenas cidades, para que as famílias possam realizar seus sonhos, hoje baseados em tecnologia, ciência e educação. Só agradecer e pedir que Deus nos dê sabedoria para construir, a muitas mãos, a independência e o sonho do povo baiano.”
A escolha de Feira de Santana para receber o centro foi comemorada por Jerônimo Rodrigues.
“Feira merece. É um polo de pecuária muito forte. A cidade tem estrutura e produtores capacitados.”
Foto: Isabel Bomfim
O prefeito José Ronaldo também destacou a importância do Parque de Exposições, lembrando o sucesso da recente Exposição Agropecuária e o engajamento da população.
“Durante a exposição, realizamos uma pesquisa com expositores e visitantes. O resultado foi muito bom. Chegamos a transportar gratuitamente cerca de 30 mil pessoas durante a semana e mais de 28 mil nos finais de semana. Isso mostra a força do nosso agro e a capacidade de mobilização de Feira de Santana.”
Foto: Isabel Bomfim
O ex-prefeito Colbert Martins Filho comemorou o resultado do projeto iniciado ainda em sua gestão e que promete fortalecer a agropecuária baiana.
Foto: Rafael Marques
“Há 17 meses conseguimos que a Câmara aprovasse a doação dessa área e R$ 25 milhões foram investidos aqui pela Confederação Nacional da Agricultura. Hoje temos uma escola de zootecnia que vai formar pessoas. Mais de 4 mil poderão ser capacitadas em cursos de longa e curta duração, trazendo uma grande mudança para a nossa agropecuária.”
Colbert destacou que o centro deve impulsionar especialmente a criação de equinos e a pecuária no interior da Bahia.
“Teremos um grande avanço, um salto na zootecnia, no desenvolvimento da pecuária, principalmente na área de cavalos, bois, vacas, bodes, cabras e carneiros.”
O vereador Jurandy Carvalho, que atuou pela implantação do Centro no município, comemorou o resultado da mobilização.
Foto: Rafael Marques
“Lutamos muito por esse centro, enfrentamos resistências na Câmara, mas sabíamos da importância para Feira. Hoje é uma vitória muito grande, que não serve apenas à cidade, mas à Bahia e ao Brasil.”
Para Edson Piaggio, presidente do Instituto Pensar Feira, o equipamento fortalece a vocação regional.
“É muito importante não só para Feira de Santana, mas para toda a região com foco em pecuária e agricultura. Este Centro de Excelência vai formar profissionais que podem atender não apenas a Bahia, mas outros estados. Feira de Santana comporta esse investimento e demonstra sua capacidade de atrair novos projetos e expandir seu potencial.”