Produção nacional da Toyota é suspensa por destruição de fábrica de SP
Montadora prevê retomada apenas com apoio de unidades internacionais
A Toyota interrompeu a produção em suas unidades no Brasil após uma tempestade atingir, na última segunda-feira (22), a fábrica de Porto Feliz (SP), responsável pela fabricação de motores. O impacto afetou diretamente as plantas de Indaiatuba e Sorocaba, que dependem do abastecimento dessa unidade.
“Em uma primeira análise, a retomada da planta de motores deverá levar meses e, considerando essa situação, a empresa está buscando alternativas de fornecimento de motores junto a unidades da Toyota em outros países, com o objetivo de retomar a produção de veículos nas plantas de Sorocaba (SP) e Indaiatuba (SP)”, informou a montadora.
A empresa negocia com os funcionários a aplicação de layoff. Nessa modalidade, o contrato de trabalho é mantido, mas o funcionário fica temporariamente afastado e sem receber o salário integral.
Uma assembleia virtual definirá, entre os dias 25 e 28, se os trabalhadores de Sorocaba aceitam a proposta. O sindicato garantiu que os empregos e benefícios dos colaboradores de Porto Feliz serão preservados. “As propostas serão apresentadas a partir de hoje, para votação nos próximos dias e, assim que aprovadas, serão aplicadas de forma emergencial”, apontou.