Esporte

Bahia se complica com expulsão de Jean Lucas e perde de virada para o Vasco

Tricolor foi batido pelo Cruzmaltino por 3 a 1, em jogo atrasado da 16ª rodada do Brasileiro

25/09/2025 06h22
Bahia se complica com expulsão de Jean Lucas e perde de virada para o Vasco
Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia

O Bahia saiu na frente no placar com Sanabria, mas se complicou com a expulsão de Jean Lucas e acabou perdendo para o Vasco por 3 a 1, de virada, na noite desta quarta-feira (24), em São Januário, pelo jogo atrasado da 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ainda no primeiro tempo, Coutinho deixou tudo igual, enquanto Puma Rodríguez e Juba, contra, marcaram para os donos da casa na etapa complementar.

Com a derrota, o Tricolor estaciona nos 37 pontos em sexto lugar na tabela de classificação, dois a mais do que o São Paulo, que é sétimo, e três a menos do que o Botafogo, que é o quinto. Já o Cruzmaltino saltou para a 13ª posição ao somar 27 e abrir cinco da zona de rebaixamento.

O Bahia volta a jogar no próximo domingo (28), às 16h, contra o Palmeiras, na Arena Fonte Nova, pela 25ª rodada.

Primeiro tempo

A primeira boa chegada no jogo foi do Bahia aos cinco minutos de jogo na jogada de Sanabria que tocou para Jean Lucas na esquerda. O volante foi à linha de fundo e cruzou rasteiro para Willian José, que fez a parede e ajeitou para o argentino finalizar duas vezes em cima da defesa carioca. Depois, aos seis, Hugo Moura recuou mal para Léo Jardim e mandou direto para a linha de fundo. O Cruzmaltino respondeu aos dez com a bola na trave de Nuno Moreira finalizando a cobrança de escanteio fechada de Coutinho. Aos 22 minutos, Rezende tentou o domínio da bola, mas deixou escapar e cometeu uma falta dura em Coutinho. A bola voltou a rolar após o jogador vascaíno se recuperar.

Sanabria abre o placar para o Esquadrão de Aço
O Bahia saiu na frente com Sanabria aos 30 minutos. Hugo Moura tocou para Lucas Freitas na saída de bola que devolveu na fogueira e o volante acabou perdendo na dividida com o argentino que saiu na cara do gol e deu um toque encobrindo Léo Jardim para balançar aas redes. Vasco 0x1 Bahia

Aos 34 minutos, Jean Lucas acertou uma cotovelada em Barros. Após rever o lance no VAR, o árbitro João Vitor Gobi expulsou o volante do Tricolor com um cartão vermelho direto. Em vantagem numérica em campo, o técnico Fernando Diniz tirou o zagueiro Lucas Freitas e colocou o atacante David. O jogo foi paralisado aos 40 minutos para atendimento de Gilberto. David acertou o braço no rosto do lateral. Os jogadores do Bahia pediram para revisão no VAR, mas o árbitro não recorreu ao vídeo. Após se recuperar do sangramento, Gilberto recebeu o cartão amarelo, enquanto Rogério Ceni colocou o volante Acevedo no lugar do atacante Willian José.

Coutinho empata para o time carioca
O Vasco igualou o marcador com Philippe Coutinho aos 45 minutos. Cruzamento de Cuesta pela direita, a bola desvia em Michel Araújo e o camisa 10 cabeceia no canto de Ronaldo. Vasco 1×1 Bahia

O Vasco aproveitou o bom momento para pressionar o Bahia e criou dois lances perigosos. No primeiro, aos 47, Nuno Moreira chutou travado na entrada da área e a bola sobrou para Coutinho que deixou escapar e Ronaldo saiu para fazer a defesa. Dois minutos depois, Puma soltou a bomba de fora da área e Ronaldo fez grande defesa. Na sequência, Andrés Gómez cruzou para Coutinho que se antecipou ao goleiro, mas cabeceou para fora.

Segundo tempo

Rogério Ceni mexeu novamente no time nos vestiários colocando Santiago Arias no lugar de Gilberto. Já o Vasco, manteve a mesma equipe que terminou a etapa inicial. Aos oito minutos, a defesa tricolor cochilou e Ronaldo fez a defesa para cortar o cruzamento buscando o miolo da pequena área.

Puma Rodríguez marca o segundo do Cruzmaltino
O Vasco virou o placar com Puma Rodríguez aos 14 minutos. Cobrança de escanteio de Nuno Moreira e o lateral aparece na área para cabecear e estufar as redes. Vasco 2×1 Bahia

Aos 17 minutos, Sanabria cometeu uma falta em Puma Rodríguez e recebeu o cartão amarelo. Mas o árbitro foi chamado para rever o lance no VAR para analisar uma possível expulsão do argentino e manteve a decisão da advertência. O Tricolor teve boa chance com Rodrigo Nestor que invadiu a área e chutou para fora aos 24.

Juba marca contra o patrimônio
O Vasco chegou ao terceiro gol com Juba marcando contra aos 31 minutos. Nuno Moreira aproveita a falha de Mingo na saída de bola, puxa o contra-ataque e toca na direita com Vegetti que faz o cruzamento, mas o lateral do Tricolor tenta corta e manda para as redes de Ronaldo. Vasco 3×1 Bahia

Ronaldo ainda salvou o Bahia de levar o quarto gol ao fazer grande defesa no chute forte de David aos 37 minutos. Depois, o arqueiro tricolor saiu providencialmente para desarmar David aos 40. Vegetti ainda desperdiçou boa chance de transformar a vitória em goleada ao receber na área e bater para fora aos 45. O Tricolor criou boa oportunidade aos 46 com Tiago que recebeu na área e finalizou rasteiro para a boa defesa de Léo Jardim.

FICHA TÉCNICA
Vasco 3×1 Bahia
Campeonato Brasileiro – 16ª rodada
Local:
 São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 24/09/2025 (quarta-feira)
Horário: 19h30
Árbitro: João Vitor Gobi (SP)
Assistentes: Daniel Luis Marques e Evandro de Melo Lima (ambos de SP)
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)
Cartão amarelo: David (Vasco) / Gilberto, Sanabria (Bahia)
Cartão vermelho: Jean Lucas (Bahia)

Gols: Coutinho, Puma Rodríguez, Juba, contra (Vasco) / Sanabria (Bahia)

Vasco: Léo Jardim; Paulo Henrique, Carlos Cuesta, Lucas Freitas (David) e Puma Rodríguez; Hugo Moura (Matheus Carvalho), Barros e Philippe Coutinho (Matheus França); Andrés Gómez (Garré), Nuno Moreira (Lucas Oliveira) e Vegetti. Técnico: Fernando Diniz.

Bahia: Ronaldo; Gilberto (Arias), Gabriel Xavier, Ramos Mingo e Luciano Juba; Rezende, Jean Lucas e Everton Ribeiro (Rodrigo Nestor); Michel Araujo (Tiago), Sanabria (Iago Borduchi) e Willian José (Acevedo). Técnico: Rogério Ceni.

Comentários

Leia também

Esporte
Ex-jogador Zico visitará Feira de Santana em evento especial de futebol

Ex-jogador Zico visitará Feira de Santana em evento especial de futebol

A visita faz parte de uma ação específica para valorizar o esporte mais popular do país....
Esporte
Com Abel, Palmeiras chega à quinta semifinal de Libertadores em seis anos

Com Abel, Palmeiras chega à quinta semifinal de Libertadores em seis anos

Verdão eliminou o River Plate com o placar agregado de 5 a 2 no confronto
Esporte
Semifinais da Libertadores 2025 têm datas definidas; veja os confrontos

Semifinais da Libertadores 2025 têm datas definidas; veja os confrontos

Conmebol aguarda definição dos últimos classificados para detalhar a tabela