Bahia

Ponte Salvador-Itaparica: projeto entra na lista de prioridades do governo Lula

Decreto inclui o projeto no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência

22/09/2025 09h42
Ponte Salvador-Itaparica: projeto entra na lista de prioridades do governo Lula
Foto: Reprodução / Redes sociais da CPSI

A Ponte Salvador-Itaparica, projeto robusto do governo da Bahia, foi incluída nesta segunda-feira, 22, na lista de prioridade para investimentos do governo Lula (PT). O futuro equipamento viário custará aos cofres públicos R$ 10,6 bilhões. A novidade foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

A construção da ponte foi debatida entre o chefe do Executivo nacional e o presidente da China, Xi Jinping, com o objetivo de acelerar a assinatura do novo acordo contratual entre o Consórcio Chinês, responsável pela obra. O novo acordo foi formalizado em junho deste ano. 

A partir de agora, o equipamento passa a integrar a lista de investimentos do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República, comandada pelo baiano Marcus Cavalcanti, ex-secretário de Infraestrutura, do governo Rui Costa. Na prática, o projeto passa a ter prioridade no acompanhamento e na estruturação de parcerias com a iniciativa privada.

O titular da pasta, Cavalcanti, explica a importância da integração de um projeto a PPI, que facilitará a obtenção de financiamento e acelerar o processo de licenciamento para a construção da medida.

“A qualificação no PPI significa que o projeto passa a ser considerado prioritário para investimentos no âmbito da União. Com isso, o projeto da ponte Salvador-Itaparica terá prioridade nos órgãos federais em processos de licenciamento, obtenção de financiamento e, além disso, abre a possibilidade de receber aportes de recursos do governo federal, já que a obra também está incluída no Novo PAC”, explica.

Já o ministro da Casa Civil, Rui Costa, destaca o impacto estratégico da obra. Com o novo equipamento, a distância entre Salvador e importantes zonas turísticas do estado, como o Sul e o Baixo Sul, será reduzida em mais de 100 km.

“O projeto da ponte tem potencial para transformar a mobilidade e a economia regional, encurtando distâncias, facilitando o escoamento da produção e incentivando o turismo no litoral baiano. Em pouco tempo, o investimento na obra da ponte se pagará, pois retornará à sociedade em forma de desenvolvimento econômico e social, com a geração de milhares de empregos. O turismo no Baixo Sul da Bahia também será fortemente impulsionado, já que a ponte reduzirá distâncias e proporcionará mais conforto aos turistas que desejam visitar a região.”

A obra deve beneficiar diretamente milhões de pessoas, impulsionando a integração logística e o desenvolvimento sustentável na região. A expectativa é que o empreendimento atraia novos investimentos em logística, indústria, comércio, serviços e mercado imobiliário, transformando a vida de 10 milhões de baianos em cerca de 250 municípios.

Comentários

Leia também

Bahia
BYD anuncia plano de expansão na Bahia

BYD anuncia plano de expansão na Bahia

Companhia pretende aumentar a produção de automóveis e fabricação de peças no estado ...
Bahia
PF realiza leilão de bens apreendidos em investigação contra fraudes no INSS na Bahia

PF realiza leilão de bens apreendidos em investigação contra fraudes no INSS na Bahia

O leilão resulta da Operação Saque Fácil, deflagrada em setembro de 2023 pela Delegacia...
Bahia
TRE-BA realiza Dia D de atendimento eleitoral inclusivo nesta segunda

TRE-BA realiza Dia D de atendimento eleitoral inclusivo nesta segunda

Ação acontece das 10h às 16h na sede da SEMPRE, no bairro do Comércio