Feira de Santana e Sua História

“Pelos Caminhos da Independência”: Célia Zain lança livro em homenagem a Maria Quitéria

Obra em versos resgata a trajetória da heroína Maria Quitéria e integra as celebrações dos 192 anos de Feira de Santana

21/09/2025 06h28
“Pelos Caminhos da Independência”: Célia Zain lança livro em homenagem a Maria Quitéria

A escritora e artista feirense Célia Zain lançou, na última segunda-feira (15), a obra “Pelos Caminhos da Independência”, que celebra a trajetória da heroína Maria Quitéria e resgata a importância da Bahia no processo de independência do Brasil. O livro, escrito em versos, se insere nas comemorações pelos 192 anos de Feira de Santana e busca reafirmar o papel da cidade no cenário histórico nacional.

A inspiração surgiu durante uma visita ao Museu do Ipiranga, em São Paulo, quando Célia teve contato com documentos que explicavam a presença do quadro de Maria Quitéria no Salão Coração do Brasil. “Entre mais de mil homens representados, apenas duas mulheres estão lá: Dona Leopoldina e Maria Quitéria. Naquele momento percebi que precisava agradecer e registrar o significado disso para o povo da Bahia, especialmente de Feira de Santana”, contou.

A escritora ressalta que muitas vezes a grandeza da heroína ainda é pouco reconhecida pela sociedade. “Maria Quitéria foi a primeira mulher a receber soldo militar no Brasil, equivalente ao de tenente, e sobreviveu a três frentes de batalha, algo inédito até hoje. Precisamos respeitar e valorizar essa história, porque quem perde ao ignorá-la somos nós mesmos”, destacou.

Para a autora, o livro em versos busca aproximar a história de Quitéria das novas gerações e despertar civismo, respeito e orgulho nos feirenses. “Não é qualquer cidade que pode se orgulhar de uma heroína. Quando me visto de Maria Quitéria em outros estados, percebo o quanto ela ainda causa respeito e admiração. Feira precisa compreender sua importância no cenário nacional”, reforçou.

Nascida em Feira de Santana em 27 de Julho de 1792, a heroína alcançou projeção internacional ao receber de Dom Pedro I a comenda da Ordem do Cruzeiro do Sul, honra até então concedida apenas aos mais altos donatários. “Depois daquela condecoração, ela passou a representar toda a América do Sul. Isso mostra a dimensão de quem foi essa mulher em 1823, décadas antes da assinatura da Lei Áurea”, afirmou.

O lançamento ocorreu pouco antes da Missão Brasília, da qual Célia foi integrante, chegando a cantar o hino da cidade na Câmara dos Deputados da capital federal. O livro está sendo vendido na “Livraria de Josefa” no Mercado de Arte, com planos de expandir a distribuição para outras livrarias em breve.

JP Miranda/ De Olho na Cidade

Comentários

Leia também

Feira de Santana e Sua História
Historiadora destaca evolução da Feira do Livro de Feira de Santana

Historiadora destaca evolução da Feira do Livro de Feira de Santana

Realizada de 23 a 28 de setembro, na Praça Padre Ovídio, a feira reúne escritores, artistas...
Feira de Santana e Sua História
Pautas para o desenvolvimento de Feira de Santana são entregues ao presidente Lula
Feira de Santana e Sua História
Empresários de Feira de Santana destacam força da cidade durante missão em Brasília

Empresários de Feira de Santana destacam força da cidade durante missão em Brasília

O encontro em Brasília reforça a imagem de Feira de Santana como um polo estratégico...