Feira de Santana é homenageada na Câmara dos Deputados pelos 192 anos de emancipação política
O governador Jerônimo Rodrigues, o prefeito José Ronaldo, deputados federais e estaduais, empresários e dirigentes de entidades como CDL e Sindicato Rural participaram da cerimônia.
17/09/2025 11h02
Brasília foi palco, nesta quarta-feira (17), de uma sessão solene em homenagem aos 192 anos de emancipação política de Feira de Santana. O evento na Câmara dos Deputados reuniu lideranças políticas e empresariais, além de representantes de movimentos sociais da segunda maior cidade da Bahia. O governador Jerônimo Rodrigues, o prefeito José Ronaldo, deputados federais e estaduais, empresários e dirigentes de entidades como CDL e Sindicato Rural participaram da cerimônia.
O deputado federal Zé Neto, idealizador da sessão, destacou a força da “Princesa do Sertão” e a importância da união política e empresarial para viabilizar obras e investimentos.
“Um dia histórico para Feira de Santana, cidade mostrando a sua força. Aqui em Brasília é onde as coisas acontecem: conseguimos avançar em obras como o contorno de Feira, a duplicação da estrada do Tomba, a reforma e a nova intervenção do aeroporto. Essa presença coletiva fortalece nossas pautas e garante recursos”, afirmou.
O secretário de desenvolvimento econômico e deputado estadual licenciado Angelo Almeida ressaltou que a cidade caminha para os 200 anos com novos desafios e sonhos, entre eles a criação de uma Universidade Federal.
“Feira de Santana segue com energia em busca de realizações. Uma universidade federal representaria um salto de qualidade em ciência, tecnologia e serviços, assim como aconteceu há 40 anos com a chegada da UEFS”, disse.
O governador Jerônimo Rodrigues elogiou a iniciativa proposta pelo deputado federal Zé Neto e destacou o caráter histórico do encontro.
“É um marco garantir que Feira de Santana seja repercutida nacionalmente dentro de um ambiente da política que discute o presente e o futuro. Esse evento mostra maturidade e união em prol da cidade”, afirmou o governador.
Segundo Jerônimo, a programação começou no dia anterior, com reuniões com empresários, movimentos sociais, vereadores, prefeitos e parlamentares estaduais e federais.
“Quando todos se unem, conseguimos avançar em obras estruturantes como o anel de contorno, o aeroporto e um hospital municipal. Essa agenda mostra ao Brasil a importância de Feira de Santana”, reforçou.
O prefeito José Ronaldo destacou a mobilização da sociedade e a importância de um planejamento sólido para a possível criação da instituição de ensino.
“Uma Universidade Federal é um sonho, mas precisa de estrutura completa para ser grande de verdade. Feira já tem laboratórios e conhecimento, mas é preciso garantir recursos e instrumentos para que essa universidade atenda às nossas necessidades”, ponderou.
O deputado federal Pastor Sargento Isidório exaltou o espírito trabalhador da população feirense.
“Feira de Santana causa inveja à Bahia, ao Brasil e ao mundo. O povo é bom e próspero. Política a gente deixa de lado, o que importa é o trabalho e as obras. O governo tem feito e a cidade merece cada conquista”, declarou.
Mais de 300 representantes de diferentes segmentos participaram da comitiva.
*Com informações de Jorge Biancchi, direto de Brasília