Historiadora destaca evolução da Feira do Livro de Feira de Santana
Realizada de 23 a 28 de setembro, na Praça Padre Ovídio, a feira reúne escritores, artistas e mediadores de leitura em mais de 100 atividades gratuitas.
A Feira do Livro de Feira de Santana, um dos mais importantes eventos literários da Bahia, completa 18 edições em 2025 com uma trajetória de quase duas décadas de incentivo à leitura e promoção da cultura. Realizada de 23 a 28 de setembro, na Praça Padre Ovídio, a feira reúne escritores, artistas e mediadores de leitura em mais de 100 atividades gratuitas.
A historiadora e integrante da comissão organizadora, Cristiana Oliveira, relembrou o início da iniciativa.
“O evento nasceu do desejo de educadores e representantes de instituições da cidade. Em 2008, com apoio da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e provocação de intelectuais locais, conseguimos realizar a primeira edição, que aconteceu em um espaço pequeno, no estacionamento ao lado da igreja de Senhora Santana”, contou.
Desde então, a feira cresceu em público e programação.
“Começamos com três dias de atividades e hoje temos seis. A cada ano, o público aumenta, e já não cabe mais na Praça Padre Ovídio. Por isso, estudamos levar as próximas edições para o Centro de Convenções”, destacou Cristiana.
A 18ª edição oferece apresentações musicais, contação de histórias, mesas literárias, lançamentos de livros, teatro e atividades audiovisuais. Cristiana ressalta o protagonismo dos estudantes da educação básica:
“O principal público do festival é formado por alunos da rede pública, mas temos uma programação pensada para todas as idades, com artistas da Bahia e de outros estados, como Rio de Janeiro, Paraíba e Pernambuco.”
Entre as atrações confirmadas estão shows de João Meirelles convidando Pretinho da Serrinha, apresentações de contadores de histórias e a participação de artistas regionais. Este ano, a feira também traz novidades:
“Teremos a Feirinha Livre, com agricultura familiar e artesanato, ampliando a experiência para além da literatura”, explicou a historiadora.
Cristiana agradeceu o apoio de diversas instituições e destacou o papel das rádios locais na divulgação:
“A Princesa FM e a Rádio Sociedade têm sido grandes parceiras, mobilizando a comunidade e ajudando a consolidar a feira como um evento de toda a cidade.”
Com expectativa de receber mais de 50 mil visitantes, a Feira do Livro de Feira de Santana reforça seu papel como um dos maiores festivais literários do Nordeste, celebrando a leitura e a diversidade cultural.