Feira de Santana

Empresários pedem apoio da Câmara ao Projeto Trem Feira-Salvador

A intenção é que também se possa chegar a municípios como Cachoeira, Cruz das Almas e outros da região recôncavo.

04/09/2025 17h45
Empresários pedem apoio da Câmara ao Projeto Trem Feira-Salvador
Foto: Câmara Municipal

O projeto denominado “Trem Feira-Salvador”, que tem sido noticiado na imprensa nos últimos meses, foi apresentado hoje (4), por seus idealizadores, a vários vereadores, em reunião realizada na Câmara Municipal.

Conforme expectativa dos seus mentores, o projeto, que envolve a construção de uma ferrovia com pátio de cargas e área de desembarque de passageiros, pode exercer impacto significativo na macrorregião do Município, especialmente para as pessoas que se deslocar interior rumo a Salvador.

No serviço, de natureza expressa, seriam 35 minutos para chegar na capital do Estado. Sócios-diretores da empresa Tic Bahia, Danilo Ferreira e Osvaldo Otan solicitaram apoio do Legislativo feirense, no sentido de sensibilizar autoridades federais a autorizarem a execução do investimento.

“É muito importante entender o tamanho de Feira neste contexto. Assim como o que a gente está desenvolvendo nesta estrutura nova, baseada em novos caminhos e traçados mais curtos, aproveitando o tracejado da Bahia. Isto pode mudar a cidade para os próximos 100 anos”, disse Danilo.

Seria possível ir para Recife, Caruaru e Salgueiro, todos estes destinos a partir do Trem Feira-Salvador, observou o diretor. A ideia surgiu, ele explicou, do pressuposto de entregar um tempo menor para o usuário, oferecendo integração no transporte, a fim de que ele chegue mais rápido no destino final. O projeto da ferrovia já obteve aprovação da Agencia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e aguarda autorização do Ministério dos Transportes.

Prevê a instalação de nove estações no perímetro de Feira para Salvador. Começa no bairro de Águas Claras (Salvador) e trabalha com a perspectiva de integrar região metropolitana. Passa por Simões Filho, Candeias, São Sebastião do Passé e Conceição do Jacuípe (sendo esta, a principal do sistema). Em Feira de Santana serão duas estações (uma na avenida Nóide Cerqueira/Parque de Exposições, e outra na área onde está situada o Hospital Lopes Rodrigues).

A intenção é que também se possa chegar a municípios como Cachoeira, Cruz das Almas e outros da região recôncavo. Devido a integração prevista no serviço interurbano e metropolitano de transporte, a proposta sinaliza que Feira terá uma Estação Rodoferroviária (estação de trem em baixo e de ônibus na parte de cima), em substituição ao atual terminal rodoviário.

Osvaldo Otan destacou que, se autorizada pelo Ministério dos Transportes, a obra da nova ferrovia, projetada para ser financiada pela iniciativa privada (quatro empresas estão analisando), vai mudar a logística de Feira, Salvador e do Nordeste. Custará em torno de R$ 8 bilhões e a passagem para os usuários está orçada em torno de R$ 45. Questionado pelos vereadores sobre tempo para entrar em funcionamento caso seja autorizada este mês pelo governo federal, ele garantiu que a empresa teria um prazo de oito anos para entregar.

“A gente está inserindo Salvador-Feira numa questão estrutural maior. E a solução já está estudada e planejada pela nossa empresa. Fizemos questão de explicar a proposta, porque de repente pode surgir a necessidade de tratar sobre ela em Brasília”, frisou Otan.

O presidente da Câmara Marcos Lima (União), presente na apresentação, garantiu que o Legislativo está aberto a ouvir e apoiar todas as inciativas que visem o desenvolvimento do Município. “Parabenizamos os senhores pela explanação e pela ideia. Com certeza, no que depender desta Casa, terá sim apoio”, garantiu. Também acompanharam a exposição, os vereadores Zé Curuca (União), Marcus Carvalhal (PL), Ismael Bastos (PL), Silvio Dias (PT), Jurandy Carvalho (PSDB), Luiz d Feira (PP), Ron do Povo (PP), Pastor Valdemir (PP) e Gean Caverna (Podemos).

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Campanha contra raiva animal segue com ação concentrada no sábado

Campanha contra raiva animal segue com ação concentrada no sábado

Em Feira, 12.227 cães e gatos já receberam a dose da vacina gratuitamente
Feira de Santana
Prefeitura vai implantar moderna estrutura na Praça dos Sapateiros

Prefeitura vai implantar moderna estrutura na Praça dos Sapateiros

Ao apresentar o projeto arquitetônico aos sapateiros, José Ronaldo ressaltou estar cumprindo...
Feira de Santana
Concurso “Garota Country” promete agitar a Expofeira 2025 em Feira de Santana

Concurso “Garota Country” promete agitar a Expofeira 2025 em Feira de Santana

De acordo com o empresário Diógenes Lima, esta é a primeira vez que o concurso acontece...