Política

Coligação deve retirar notícia falsa sobre a regulação, determina Justiça Eleitoral

Relato foi veiculado no horário eleitoral gratuito da coligação “Pra Mudar Salvador”

01/09/2022 07h07
Coligação deve retirar notícia falsa sobre a regulação, determina Justiça Eleitoral

Uma ação da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) obteve, na Justiça Eleitoral, a determinação para a retirada de um relato apresentado no programa eleitoral gratuito na TV da coligação “Pra Mudar a Bahia”, que traz informações falsas sobre o processo de regulação para internação de uma moradora de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, identificada como Luciana Guimarães Santos. O conteúdo foi veiculado na TV, na terça-feira (30). Conforme mostram os registros do Sistema de Regulação de Urgência e Emergência, ferramenta tecnológica utilizada pela Central Estadual de Regulação, a paciente teve sua solicitação inserida no sistema no dia 3/3/2022, à 01h23 e, às 10h03 do mesmo dia, o médico regulador indicou a unidade para a qual ela seria transferida, concluindo o processo de Regulação em menos de dez horas da inserção da demanda no sistema.

A diretora de Regulação da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Rita Santos, destaca que, considerando o momento de atualização do quadro clínico da paciente no sistema, com sinais de gravidade às 7h41, a ação da médica reguladora para realização de “vaga zero”, que significa prioridade absoluta, durou cerca de duas horas. O “vaga zero” é uma prerrogativa exclusiva do médico regulador de urgências, prevista na Portaria nº 2048 do Ministério da Saúde.

Com o processo de Regulação concluído, a paciente foi devidamente regulada do Hospital de Rio de Contas para o Hospital UNIMEC, em Vitória da Conquista, onde foi acolhida e recebeu assistência médica especializada.

A regulação busca garantir a transferência do paciente que se encontra em uma unidade de saúde, mas que necessita de encaminhamento para outra instituição para a adequação do atendimento a ser prestado a partir de uma infraestrutura necessária e compatível com a complexidade do quadro.

Panorama Geral

Somente no primeiro semestre de 2022, a Central Estadual de Regulação realizou 151.937 atendimentos. Em 2021, esse total foi de 312.441. Essas demandas contemplam avaliações com especialistas, exames, procedimentos cirúrgicos e vagas em unidades com maior complexidade, como Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

A transferência de um paciente depende, basicamente, da qualidade do relatório médico que a unidade coloca no sistema, da disponibilidade de leito/recurso para o perfil do paciente e, é claro, da gravidade do estado dele. Estes elementos são analisados pelos médicos reguladores e hierarquizados, o que popularmente se chama de “fila da regulação”.

A classificação de risco é a ferramenta utilizada nos serviços de urgência e emergência para avaliar e identificar os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento. As unidades seguem protocolos internacionais, como o Protocolo de Manchester, no qual classifica o paciente como Emergência (Vermelho), Muito Urgente (Laranja), Urgente (Amarelo), Pouco Urgente (Verde) e Não Urgente (Azul).

Comentários

Leia também

Política
Deputado Pablo Roberto destaca necessidade de reforma administrativa para eficiência do governo municipal

Deputado Pablo Roberto destaca necessidade de reforma administrativa para eficiência do governo municipal

O pré-candidato a prefeitura de Feira de Santana compartilhou detalhes do seu plano de...
Política
“Nós estamos trabalhando para tê-lo de volta no futuro”, afirma presidente nacional do Cidadania sobre Colbert

“Nós estamos trabalhando para tê-lo de volta no futuro”, afirma presidente nacional do Cidadania sobre Colbert

Camte Bittencourt ressaltou a contribuição de Colbert enquanto membro do antigo PPS
Política
Comissão da Câmara aprova moção de repúdio a Lula por veto das saídas temporárias

Comissão da Câmara aprova moção de repúdio a Lula por veto das saídas temporárias

A Lei de Execução Penal permite a saída temporária por até sete dias, quatro vezes...