Vereador cobra pagamento de artistas da Micareta 2024; secretário de Cultura explica pendências
Ivamberg destacou que, como presidente da Comissão de Educação e Cultura, foi procurado por artistas e representantes culturais para intervir.
O vereador Ivamberg Lima levou à tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, nesta semana, a cobrança pelo pagamento dos cachês de artistas e bandas que se apresentaram na Micareta 2024 e ainda não receberam. Segundo ele, a situação vem causando transtornos para os profissionais da cultura.
“Esses profissionais já tiraram as notas, já pagaram os impostos e até agora não receberam seus cachês. As pessoas trabalham, precisam receber. É uma dívida que não é do prefeito, é uma dívida da prefeitura. Então, independente de quem estivesse à frente da gestão, tem que pagar o que deve”, afirmou o vereador.
Ivamberg destacou que, como presidente da Comissão de Educação e Cultura, foi procurado por artistas e representantes culturais para intervir.
“Essa é uma situação grave que não podemos deixar de falar. Pedimos à prefeitura que tome as providências cabíveis para quitar essa dívida com esses profissionais”, reforçou.
Secretário aponta pendências documentais
Em resposta, o secretário de Cultura de Feira de Santana, Cristiano Lôbo, reconheceu que ainda existem pendências em alguns casos, mas ressaltou que a maioria das atrações já recebeu os pagamentos.
“De fato, algumas poucas atrações não receberam ainda porque apresentaram pendências documentais que foram identificadas nas avaliações feitas pela PGM. Os responsáveis já foram informados pela Secretaria da necessidade de correção para que os processos possam ser direcionados para pagamento”, explicou.
Segundo Cristiano, a prefeitura está comprometida em honrar os compromissos, mas precisa seguir os trâmites legais.
“É importante destacar que isso perpassa pelo olhar criterioso, técnico dos órgãos competentes, a fim de preservar o município, garantindo que os pagamentos sejam feitos dentro da total transparência e regularidade documental. Logo que as empresas regularizem as pendências, os pagamentos serão efetuados”, assegurou o secretário.
O gestor finalizou reforçando o compromisso da administração municipal. “Estamos à disposição e reafirmo que esse é o compromisso da Prefeitura de Feira de Santana: honrar os seus compromissos de pagamento. Assim que as pendências forem sanadas, os artistas receberão seus cachês.”
*Com informações da repórter Isabel Bomfim