Saúde

Cresce número de jovens com doenças cardiovasculares: especialista alerta para importância da prevenção

O cardiologista Dr. Sérgio Rocha destacou, que a realidade mudou e que os hábitos atuais da juventude estão diretamente ligados a esse cenário.

31/08/2025 06h31
Cresce número de jovens com doenças cardiovasculares: especialista alerta para importância da prevenção

Nos últimos anos, médicos têm observado um crescimento preocupante nos casos de infartos, acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e outras doenças cardíacas entre jovens. O cardiologista Dr. Sérgio Rocha destacou, durante o Momento IDM Cardio, que a realidade mudou e que os hábitos atuais da juventude estão diretamente ligados a esse cenário.

“Hoje nós temos realmente um número muito aumentado de doenças cardiovasculares em jovens. Quando eu digo jovem, é na faixa de 30 a 45 anos, e isso não acontecia há 20 anos. Até nos relatos científicos o número de casos graves era bem menor”, afirmou o especialista.

Segundo ele, fatores como sedentarismo, má alimentação, privação de sono e estresse constante são determinantes para esse aumento.

“O estilo de vida de hoje, marcado pelo excesso de telas, falta de descanso adequado e estresse emocional elevado, contribui para alterações que afetam diretamente o coração e a pressão arterial”, explicou.

O médico relatou casos de pacientes jovens que já precisaram de procedimentos graves, como a ponte de safena, por não adotarem medidas preventivas.

“Recentemente atendi um paciente de 35 anos que, ao realizar exames, apresentou um padrão grave e precisou ser operado. Esse tipo de situação, que antes era comum em pessoas de 50 ou 60 anos, hoje se vê em trintões”, alertou.

Além dos fatores ligados ao estilo de vida, o especialista lembra que o uso indiscriminado de hormônios e anabolizantes também tem colaborado para o aumento de casos de AVCs e problemas cardíacos em pessoas muito jovens.

Para o médico, a chave está na conscientização e na disciplina. “Um paciente de 30 anos com obesidade, hipertensão, diabetes e colesterol alto pode reverter esse quadro mudando o estilo de vida. Depende exclusivamente dele. Se começar cedo, pode evitar complicações graves no futuro”, frisou.

Ele ressaltou ainda a importância da saúde mental como fator de prevenção. “A juventude de hoje está adoecendo muito do ponto de vista mental. Buscar apoio psicológico e encontrar momentos de lazer é essencial para evitar o estresse excessivo que também impacta o coração”, disse.

Dr. Sérgio Rocha reforçou a necessidade de disciplina, mas de forma positiva. “Todos nós somos disciplinados em alguma coisa. Se você consegue transferir essa disciplina para hábitos saudáveis, como atividade física e alimentação equilibrada, isso vai garantir mais saúde e longevidade. É o que todo mundo deseja: viver mais e melhor.”

Comentários

Leia também

Saúde
Psicóloga alerta sobre uso de chupetas por adultos: “É um artifício de regressão emocional”

Psicóloga alerta sobre uso de chupetas por adultos: “É um artifício de regressão emocional”

Especialista alerta que o hábito pode mascarar problemas de ansiedade e estresse que precisam...
Saúde
Cirurgias íntimas: Ginecologista explica quando são indicadas e por que tantas mulheres buscam o procedimento

Cirurgias íntimas: Ginecologista explica quando são indicadas e por que tantas mulheres buscam o procedimento

O Brasil é hoje o país que mais realiza esse tipo de procedimento no mundo, ultrapassando...