Haddad diz que não será candidato em 2026 e já avisou ao PT
Ministro ainda ressaltou que prefere continuar tocando as pautas do Ministério da Fazenda
Concorrente à Presidência da República em 2018, o atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (27) que já comunicou ao Partido dos Trabalhadores, ao qual é filiado, que não tem interesse em ser candidato nas eleições de 2026.
“Eu penso que tem uma agenda que está sendo concluída na Fazenda, muito importante este ano. A reforma da renda é a cereja do bolo, que é começar a tocar na ferida da desigualdade, que poucos governos tentaram e quase nenhum conseguiu”, disse Haddad, em entrevista ao UOL.
Haddad ainda ressaltou que prefere continuar tocando as pautas do Ministério da Fazenda, que, para ele, são essenciais para o combate à desigualdade social no país.
“Eu não tenho intenção, neste momento, de ser candidato em 2026. Já expressei isso para a direção do partido. Para o presidente [Lula], nós não tratamos desse assunto ainda, a bem da verdade. Mas já conversei com o Edinho [Silva, presidente do PT] e com outras lideranças do partido”, afirmou o ministro
Eleições 2026
O presidente Lula já respondeu a mais de um interlocutor que lhe perguntou sobre se terá energia para disputar 2026. “Tô me preparando para a eleição de 2034”, disse o petista as gargalhadas. A informação é da coluna de Guilherme Amado, do portal PlatôBR.
Apesar da descontração, Lula já afirmou que sua decisão de concorrer em 2026 dependerá de seu estado de saúde. Ressaltou que só disputará se estiver “100% de saúde”. Lula terá 80 anos nas próximas eleições presidenciais: completa a data em 27 de outubro deste ano.
*Com informações Bahia.ba