Feira de Santana sedia 2ª edição do MOVE e reforça apoio às agroindústrias familiares da Bahia
O MOVE encerra sua programação nesta terça-feira (26), com debates sobre políticas públicas, estratégias de acesso ao mercado institucional e financiamento
Segue até esta terça-feira (26), no Centro de Convenções de Feira de Santana, a segunda edição do MOVE – Agroindústria Familiar da Bahia, evento que se consolida como espaço estratégico de formação, troca de experiências e fortalecimento do cooperativismo no estado.
Realizado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e a Unicafes Bahia, o encontro reúne dirigentes e profissionais das agroindústrias familiares, técnicos de instituições parceiras, além de representantes do setor financeiro e da pesquisa.
Segundo Ivan Fontes, coordenador do projeto Bahia que Produz e Alimenta (CAR), o MOVE é um espaço que nasceu para ser dinâmico e já apresenta resultados expressivos.
“Batizamos o MOVE com esse nome para ser algo dinâmico. Nesta segunda edição, temos a presença de 80 agroindústrias, mas, nos últimos anos, já apoiamos quase 400 em toda a Bahia, com investimentos que variam de quinhentos mil a quatro milhões de reais”, destacou.
A programação inclui oficinas e debates sobre gestão, acesso a mercados, crédito e formação continuada para técnicos e dirigentes.
Ivan destacou ainda a importância da parceria com universidades no processo de capacitação.
“Essas agroindústrias funcionam como qualquer outro negócio, mas têm um papel fundamental: produzem alimentos saudáveis. Nossa parceria com a UFRB permitiu a criação de um curso de especialização que apoia técnicos na atuação em gestão, produção e acesso a mercados”, explicou.
O evento também abre espaço para discussão sobre financiamento das agroindústrias, com orientações para acesso ao crédito dentro das regras do Plano Safra 2025/2026, além da integração de profissionais do ATEG e do ATEP, que atuam diretamente na base produtiva e na gestão.
Para Ivan Fontes, o MOVE já se tornou referência nacional.
“O Brasil nos olha como exemplo de movimento de apoio às agroindústrias familiares. A ideia é que o evento possa migrar para outras cidades, mas sempre envolvendo os produtores da Bahia”, ressaltou.
Ele reforçou ainda a mensagem aos participantes e consumidores:
“Quero dizer aos dirigentes que o apoio vai continuar. E também lembrar à população a importância de consumir produtos da agricultura familiar. Quando compramos desses produtores, estamos ajudando milhares de famílias que produzem com carinho o alimento que chega à mesa dos baianos.”
*Com informações do repórter JP Miranda