Policlínica Regional passa a funcionar aos finais de semana com programa “Agora tem Especialista”
A medida tem como objetivo reduzir a alta demanda reprimida de exames de média e alta complexidade, como ressonâncias e tomografias.
A Policlínica Regional de Feira de Santana e outras unidades da Bahia passaram a funcionar também nos finais de semana por meio do programa “Agora tem Especialista”, do Governo Federal, em parceria com o Governo do Estado. A medida tem como objetivo reduzir a alta demanda reprimida de exames de média e alta complexidade, como ressonâncias e tomografias.
Segundo a secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, a iniciativa é um reforço importante para agilizar o atendimento:
“Passamos na policlínica e lá está tendo ação intensificada. Com a parceria do nosso presidente Lula, agora tem especialista funcionando no final de semana para reduzir o tempo de espera de exames e dar mais conforto à população”, destacou.
A secretária explicou que Feira de Santana concentra hoje a demanda de 29 municípios, o que gera sobrecarga no atendimento. Com a chegada de novas policlínicas na macrorregião Centro-Oeste, a expectativa é de melhor distribuição e maior acesso da população.
“Essa região foi contemplada com três novas policlínicas no PAC. Feira de Santana fez a proposição, que foi acatada pelo Ministério da Saúde, e já está em tratativa com o governador para definição do terreno. Isso vai ampliar a oferta de exames, porque atualmente apenas 40% da demanda da população de Feira tem acesso à policlínica”, explicou Roberta Santana.
Ela também ressaltou o investimento federal para garantir a abertura das unidades nos finais de semana:
“O presidente Lula aportou R$ 100 milhões para que as policlínicas funcionem aos finais de semana. Feira, por exemplo, já teve ação intensificada para reduzir a grande demanda de tomografias e ressonâncias. A Policlínica de Serrinha também está funcionando hoje e funcionará amanhã. Essa é a proposta: mais exames, mais consultas e redução do tempo de espera”, completou.
A secretária destacou o compromisso do governo estadual em enfrentar os desafios da saúde pública:
“O desafio da saúde pública é grande, temos consciência disso, mas não nos falta coragem para enfrentar. Junto com o governador Jerônimo Rodrigues e o presidente Lula, temos realizado muito e podemos fazer ainda mais”, afirmou.