Educação

Secretaria de Educação lança nova estratégia para acompanhar a presença escolar e combater a evasão

O encontro, realizado com diretores e secretários das unidades escolares, também serviu para escutar os profissionais, avaliar e validar a metodologia

22/08/2025 16h07
Secretaria de Educação lança nova estratégia para acompanhar a presença escolar e combater a evasão
Foto: Raylle Ketlly

Na manhã desta sexta-feira (22), a Secretaria Municipal de Educação apresentou uma nova estratégia de acompanhamento da presença dos estudantes, com o objetivo de entender os motivos, prevenir e combater a evasão escolar. O encontro, realizado com diretores e secretários das unidades escolares, também serviu para escutar os profissionais, avaliar e validar a metodologia que será aplicada para o acompanhamento.

Segundo o chefe da Divisão de Informações Educacionais, Lenio Lins, a proposta amplia o acompanhamento já feito pelos professores em diário eletrônico e inclui a participação da secretaria escolar no monitoramento da frequência.

“Hoje tivemos dois objetivos: instituir um formato complementar de acompanhamento da frequência dos estudantes e aperfeiçoar o registro, o tratamento e a utilização das informações. Este momento também serviu como escuta com os diretores, para alinhar ideias e apresentar o protótipo do sistema de acompanhamento da frequência estudantil que será implementado”, explicou.

O modelo complementar permitirá um retorno mais ágil das informações à Secretaria de Educação e atenderá também às demandas de órgãos de acompanhamento e controle, como o Ministério Público, a Vara da Infância e Adolescência e o Ministério da Educação (por meio do Sistema Presença do Bolsa Família), além das Secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde. Nessas duas últimas, o monitoramento contribuirá para identificar situações como dificuldades familiares ou indícios de doenças que atinjam determinada região, a exemplo de viroses e arboviroses , fornecendo subsídios para a definição de ações junto à comunidade escolar.

O sistema não apenas registrará presença e atrasos, mas também permitirá organizar justificativas de ausência, como atestados médicos, e disciplinar as rotinas de entrada e saída, reforçando a importância da pontualidade. A expectativa é que, futuramente, as famílias possam receber informações em tempo real sobre a frequência dos estudantes.

Para Lenio Lins, o maior beneficiado será o próprio aluno. “A partir do momento que conseguimos acompanhar melhor a frequência, a secretaria também pode promover ações mais efetivas. Isso nos ajuda a entender os motivos da baixa presença em determinadas áreas, as dificuldades enfrentadas pelas famílias e, a partir daí, tomar decisões e criar novas frentes de atuação”, destacou.

O secretário de Educação e vice-prefeito, Pablo Roberto, acrescentou que a medida não é para punição, mas sim controle e cuidado com os alunos. 

“Nós estamos colocando a mão na massa para organizar essa situação, que precisa ser avaliada dia a dia. Inicialmente, vamos estabelecer horários de lançamento da presença. Agora, isso não significa que seremos radicais ao ponto de penalizar uma criança que chega fora desse horário, é preciso sensibilidade. A norma do MEC já prevê que, com três ausências consecutivas, a escola deve acionar a busca ativa. Esse controle não pode ser visto como punição, mas como garantia do direito do estudante. Sabemos das dificuldades enfrentadas pelas famílias, questões de saúde, econômicas ou sociais, e precisamos estar atentos a isso. O compromisso da família é manter a criança na escola, no horário adequado, e o compromisso do poder público é não permitir que nenhum estudante fique dias ou semanas afastado sem que a escola e a secretaria saibam o que está acontecendo. Nosso objetivo é simples: cada criança na sala de aula, com seu direito à educação assegurado”, pontuou.

Comentários

Leia também

Educação
Mais de 20 mil professores se inscrevem em curso de Educação Inclusiva

Mais de 20 mil professores se inscrevem em curso de Educação Inclusiva

Formação online de 260 horas oferece certificação e é pré-requisito para promoção...
Educação
URFB abre concurso para professor com salários que chegam a R$ 13 mil

URFB abre concurso para professor com salários que chegam a R$ 13 mil

Oportunidades são para todos os campi da instituição
Educação
Alunos de escolas municipais participam de seminário sobre educação ambiental

Alunos de escolas municipais participam de seminário sobre educação ambiental

A iniciativa reforça o compromisso da cidade com a educação ambiental e a sustentabilidade ...