Cultura

Simone Moreno retorna ao Brasil com novo EP e reencontro com o samba-reggae

Com o novo trabalho, Simone Moreno reafirma seu lugar na música brasileira, unindo tradição, inovação e a força da sua voz marcante.

22/08/2025 19h52
Simone Moreno retorna ao Brasil com novo EP e reencontro com o samba-reggae

A cantora baiana Simone Moreno está de volta ao Brasil para lançar um novo EP que marca o reencontro com suas raízes no samba-reggae e na axé music, estilos que a consagraram nacionalmente. O trabalho traz novos arranjos para clássicos de sua carreira, como “A Terra Tremeu”, “Êh Moça”, “Sambaê” e “Mulheres do Mundo”, além de uma faixa inédita composta por ela, com produção musical assinada por Natinho Baixista.

“Esse EP é muito importante porque estamos trazendo meus antigos hits com novos arranjos maravilhosamente feitos pelo Natinho. Acho essencial que a nova geração conheça minha trajetória”, destacou Simone, em entrevista ao programa De Olho na Cidade da rádio Sociedade News.

Revelada em 1987 pelo empresário Alberto Tripodi, Simone iniciou sua carreira nos palcos de Feira de Santana e São Gonçalo dos Campos. Logo depois, integrou o grupo Novos Bárbaros, com quem gravou dois discos e viveu momentos históricos.

“A Terra Tremeu aconteceu no Carnaval e foi escolhida como um dos hinos da festa. Eu estava na Praça Castro Alves diante de mais de 100 mil pessoas. Era pequena e aquilo tudo parecia gigante para mim. Uma delícia lembrar”, contou, emocionada.

Na década de 1990, Simone emplacou sucessos como “Êh Moça”, de Beto Jamaica, e se consolidou como uma das vozes femininas de destaque da axé music. Posteriormente, mergulhou também no samba tradicional, interpretando obras de mestres como Ataulfo Alves, Paulinho da Viola e Martinho da Vila.

Há 23 anos vivendo na Suécia, Simone construiu uma sólida carreira internacional. Lançou três discos no país, além dos quatro no Brasil, e participou de festivais de prestígio como o Montreux Jazz Festival e o Melodifestivalen em Estocolmo.

Sua voz já ecoou em palcos de países como Estados Unidos, Japão, Noruega, Alemanha, Suíça, Dinamarca, Tunísia e Etiópia. “Tenho muito orgulho de ser embaixadora da música baiana no mundo. Sempre levo comigo nossa cultura e nossos ritmos”, afirmou.

Agora, Simone celebra a volta aos palcos brasileiros e garante que o reencontro com o público será inesquecível.

“Eu sei que tenho um público fiel na Bahia e no Brasil. As pessoas sempre me perguntam quando vou fazer um show aqui de novo. Agora é real: estou chegando, e a terra vai tremer”, disse.

A cantora revelou ainda a expectativa de reviver a energia das grandes festas populares: “Quando chegávamos às micaretas, todo mundo cantava comigo. Tenho muita saudade e quero muito participar da próxima. Vai ser emocionante”.

Comentários

Leia também

Cultura
Academia Brasileira de Cinema define finalistas para disputar vaga no Oscar 2026

Academia Brasileira de Cinema define finalistas para disputar vaga no Oscar 2026

Seis longas brasileiros disputam vaga no Oscar, com O Agente Secreto despontando como favorito...
Cultura
Banda que inovou o Forró estará presente no Festival Zona Mundi

Banda que inovou o Forró estará presente no Festival Zona Mundi

Festival Zona Mundi foca em artistas baianos e africanos com proposta de conexão e a banda...
Cultura
Morre escritor e cronista Luis Fernando Verissimo, aos 88 anos

Morre escritor e cronista Luis Fernando Verissimo, aos 88 anos

Ele estava internado há três semanas com quadro de pneumonia, considerado grave.