Política

Senado aprova ex-funcionário público demitido do Banco do Brasil para cargo de diretor da Anac

Denúncia foi divulgada pelo jornal “Folha de São Paulo”; novo diretor da Anac foi acusado de atos irregulares enquanto era gerente-geral da agência de Sento Sé, no interior da Bahia.

20/08/2025 07h10
Senado aprova ex-funcionário público demitido do Banco do Brasil para cargo de diretor da Anac
Foto: Saulo Cruz/Agência Senado

Senado Federal aprovou nesta terça-feira (19) a nomeação de Antônio Mathias Nogueira Moreira para exercer o cargo de diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), mesmo com histórico de demissão no Banco do Brasil.

A denúncia contra Moreira foi divulgada pelo jornal “Folha de São Paulo”. O novo diretor da Anac foi acusado de realizar atos irregulares enquanto era gerente-geral da agência de Sento Sé, no interior da Bahia.

De acordo com o processo contra ele que correu na Justiça do Trabalho do estado, Moreira foi demitido por liberar “empréstimos e linhas de crédito em favor de um dos seus sócios (o seu tio)”.

No Senado, a indicação foi sabatinada e aprovada na Comissão de Infraestrutura, mas criticada por parlamentares no plenário, momento em que a nomeação é deliberada de forma definitiva.

“Isso [a denúncia] é muito grave. Eu peço até que a gente possa suspender a votação para que os colegas possam ter uma análise melhor desses dados aqui. Eu acho que, por responsabilidade do Senado, sem fazer qualquer tipo de pré-julgamento, para que a gente possa ouvir, ver o processo com mais calma, que nós, casa revisora da República, possamos fazer a indicação correta para a ANAC”, afirmou o senador Eduardo Girão (Novo-CE).

O senador da base do governo e líder do PT, Rogério Carvalho (PT-SE), defendeu o indicado e disse que os senadores “não poderiam negligenciar” a votação anterior, na comissão, mesmo com as denúncias contrárias aos indicados.

“A gente não pode negligenciar a votação que teve de todos os senadores e o aval da Comissão de Infraestrutura que aprovou o nome dele para chegar ao plenário. Portanto, ilações, suposições que estão sendo levantadas, já passaram pelo escrutino da comissão de infraestrutura”, disse Carvalho.
Já o senador Sérgio Moro (União-PR), afirmou que os parlamentares deveriam levar em consideração que uma nomeação a cargo de diretor de agência reguladora deveria “ter uma reputação acima de qualquer suspeita”.

“Aqui não se trata em discutir a responsabilidade dele, a presunção de inocência, mas eu entendo que qualquer pessoa que seja indicada para diretor de agência tenha que ter uma reputação acima de qualquer suspeita. A gente não está decidindo se ele é culpado ou não, mas nessas condições eu me sinto muito desconfortável em poder fazer um voto favorável”, afirmou Moro.

A deliberação da indicação de Moreira durou dez minutos e também foi alvo de críticas quanto a celeridade dada pelo presidente Davi Alcolumbre (União-AP).

Após colocar a indicação para votação, ele permitiu que três senadores discursassem sobre a nomeação e encerrou no momento do fim da fala do senador Moro, que acabou não conseguindo expressar seu voto na autoridade.

“Que isso, que isso. Isso é um desrespeito. Votar um nome que está demitido. Que isso”, reclamou o senador da base do governo, Cid Gomes (PDT-CE).

Posteriormente, Alcolumbre pediu desculpas aos senadores por encerrar a votação sem que todos pudessem votar a nomeação de Moreira.

*Com informações g1

Comentários

Leia também

Política
Laudo de Bolsonaro aponta câncer de pele; ex-presidente seguirá com acompanhamento médico

Laudo de Bolsonaro aponta câncer de pele; ex-presidente seguirá com acompanhamento médico

Ex-presidente passou a noite no Hospital DF Star com quadro de anemia e alteração na...
Política
Câmara aprova PEC da Blindagem com retorno da votação secreta para processar parlamentares

Câmara aprova PEC da Blindagem com retorno da votação secreta para processar parlamentares

Proposta restringe ações criminais contra deputados e senadores e amplia foro a presidentes...
Política
Jerônimo Rodrigues vê “construção amadurecida” em aproximação com José Ronaldo

Jerônimo Rodrigues vê “construção amadurecida” em aproximação com José Ronaldo

O governador reforçou que o foco é construir parcerias que tragam resultados práticos....