INSS promove mutirão de perícias médicas e avaliação social em Feira de Santana
Iniciativa busca reduzir o tempo de espera para obtenção de benefícios
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai promover, nos dias 30 e 31 de agosto, um mutirão de perícia médica e avaliação social em Feira de Santana. A ação acontecerá na agência localizada no bairro Queimadinha e tem como objetivo agilizar a análise de requerimentos de benefícios por incapacidade e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que dependem da realização dessas etapas.
Os interessados devem acessar o aplicativo “Meu INSS” ou ligar para o telefone 135 e solicitar a antecipação da perícia ou avaliação social, garantindo a vaga no mutirão enquanto houver disponibilidade. De acordo com o gerente executivo do INSS em Feira de Santana, Fernando Nunes, o atendimento será realizado exclusivamente por meio de agendamento prévio, sem possibilidade de encaixe ou atendimento espontâneo.
“Basta fazer a solicitação. Sendo disponibilizada a vaga, a pessoa pode comparecer no dia e hora marcada no mutirão, assim o atendimento é realizado tranquilamente”, reforçou.
O mutirão contará com 600 vagas distribuídas ao longo do fim de semana – 300 para o sábado e 300 para o domingo. Segundo Nunes, a disponibilidade varia conforme a demanda: “Alguns tipos de benefício, como o auxílio por incapacidade, já tiveram todas as vagas preenchidas. Mas ainda restam oportunidades para a revisão do BPC, ação que está sendo realizada pelo governo federal neste momento.”
O gerente explicou que a iniciativa busca reduzir o tempo de espera, já que atualmente há casos de perícia médica em Feira de Santana agendados até janeiro de 2026. “A intenção é dar uma resposta mais rápida ao segurado, garantindo que os benefícios cheguem a quem precisa com maior agilidade”, afirmou.
O mutirão de perícia médica e avaliação social está sendo realizado mensalmente na cidade, sempre no fim do mês e nos finais de semana. Segundo Fernando Nunes, novas edições estão programadas até o fim do ano.
*JP Miranda/ De Olho na Cidade