Feira de Santana

Universidades impulsionam mercado imobiliário em Feira de Santana, apontam especialistas

Além do aumento direto na procura por moradias de alunos, professores e funcionários, há reflexos no comércio local e na valorização dos imóveis.

19/08/2025 19h40
Universidades impulsionam mercado imobiliário em Feira de Santana, apontam especialistas
Foto: Divulgação/UEFS

O quadro Imóveis em Pauta, do programa Cidade em Pauta, discutiu o tema “Impacto das universidades no mercado imobiliário”. A entrevista, conduzida pelo especialista imobiliário Humberto Mascarenhas, contou com a participação de Érico de Almeida M. Filho, CEO da M.A Almeida.

Humberto destacou a importância do debate. “A chegada de uma instituição de nível universitário, seja ela pública ou privada, causa um impacto muito grande em toda a comunidade, gerando inicialmente alta demanda por locação de imóveis, que com o tempo se converte em compra”, afirmou.

Segundo o especialista, além do aumento direto na procura por moradias de alunos, professores e funcionários, há reflexos no comércio local e na valorização dos imóveis.

“As pessoas não vão apenas morar, elas precisam consumir. Isso aquece o comércio e torna a região mais atrativa, fortalecendo toda a cadeia de serviços. Onde há demanda, há valorização imobiliária”, explicou.

Érico de Almeida reforçou o papel da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) na transformação urbana.

“A Uefs é uma das maiores universidades da Bahia e recebe mais de 10 mil estudantes, o que gera uma demanda enorme por locação. Muitos professores e funcionários também buscam morar perto do trabalho para melhorar sua qualidade de vida”, ressaltou.

Ele destacou ainda os investimentos da empresa na região. “O Smart Pitombeiras, empreendimento com 224 unidades, foi pensado justamente para atender estudantes, professores e moradores que querem viver próximos à Uefs, com infraestrutura de lazer, transporte e segurança”, explicou.

Outro ponto abordado foi o crescimento do bairro Papagaio, impulsionado pela expansão da Uefs e pela saturação do Feira VI.

“O Papagaio ganhou notoriedade devido à proximidade com a universidade. A região passou a receber investimentos imobiliários expressivos, como o Smart Papagaio”, revelou Érico.

Ele acrescentou que os empreendimentos da M.A Almeida têm alcançado grande valorização.

“Um exemplo foi o Like, lançado a R$ 229 mil e que hoje já se aproxima de R$ 360 mil. Isso mostra o quanto o mercado local responde bem à demanda gerada pelas universidades”, disse.

Humberto ressaltou que a região próxima à Uefs é uma das mais valorizadas da cidade para locação.

“O aluguel ali é um dos mais caros de Feira de Santana, principalmente para apartamentos de um ou dois quartos. O investidor que adquire imóveis na região tem retorno garantido e público constante”, afirmou.

Érico reforçou que o objetivo da M.A Almeida é oferecer empreendimentos com qualidade de vida.

“Não gosto de caracterizar nossos projetos como imóveis populares. Eles oferecem infraestrutura completa, áreas de lazer, piscina, academia e diferenciais que se aproximam de imóveis de médio padrão”, concluiu.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Comunidade de Jaíba celebra tradição centenária em louvor a São Roque

Comunidade de Jaíba celebra tradição centenária em louvor a São Roque

A programação religiosa, que começou no dia 22, reuniu moradores e visitantes em um...
Feira de Santana
Policlínica Regional passa a funcionar aos finais de semana com programa “Agora tem Especialista”

Policlínica Regional passa a funcionar aos finais de semana com programa “Agora tem Especialista”

A medida tem como objetivo reduzir a alta demanda reprimida de exames de média e alta...
Feira de Santana
Nova diretora dos espaços culturais da Bahia projeta fortalecimento da cultura em Feira de Santana

Nova diretora dos espaços culturais da Bahia projeta fortalecimento da cultura em Feira de Santana

A diretora explicou que sua função inclui a gestão de 17 espaços culturais no estado,...