Cerca de 9 mil pessoas são acompanhadas para abandono do fumo e outras drogas no CAPS AD
O tratamento envolve o acompanhamento terapêutico contínuo com resultados a longo prazo
Vencer o vício de fumar é uma tarefa difícil para quem tornou da prática um hábito diário. Começa com apenas um cigarro e, sem perceber, o indivíduo já fumou toda a carteira. No Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPs AD) de Feira de Santana é possível encontrar ajuda e receber toda a assistência e acompanhamento necessários.
Atualmente, o órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde ajuda 8.903 pacientes que fizeram uso de substâncias psicoativas, sendo que 2 mil estão ativos no tratamento.
O Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado nesta segunda-feira, 29, é marcado pela sensibilização sobre os danos causados à saúde pelo hábito de fumar.
Segundo a enfermeira e coordenadora do CAPs AD, Mariana Rios, é tratável e exige do paciente muita força de vontade. Como estratégia para que esses pacientes continuem o tratamento, a equipe está realizando a busca ativa e visita domiciliar, além de manter o contato telefônico frequente.
“A assistência também envolve o acompanhamento de grupos terapêuticos com reuniões semanais, nas quais fazemos as liberações de medicamentos. O mais importante, no entanto, é entender que esse processo permite que o usuário mude radicalmente a sua vida”, destaca a coordenadora.
O CAPs AD é referência no tratamento e faz em média 80 atendimentos diários. O serviço especializado é prestado por uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, enfermeiros e psiquiatras. A unidade fica situada na rua Paris, 41, bairro Santa Mônica.
Vale ressaltar que a assistência contra o tabagismo é descentralizada e também pode ser feita nas unidades de saúde da rede municipal.
*Secom