Bolsonaro troca acusações com Lula em 1º debate na TV; veja destaques
Candidatos a presidência estiveram em debate neste domingo (28)
Os candidatos à presidência da república se encontraram pela primeira vez para debater suas ideias e propostas para um eventual governo. Após dias de especulação quanto a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), todos os principais nomes da corrida presidencial estiveram no encontro.
Além de Lula e Bolsonaro, participaram do debate os candidatos Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Felipe d’Avila(Novo) e Soraya Thronicke (União). O evento foi organizado pelo grupo Bandeirantes, Folha de S. Paulo, Uol e TV Cultura.
Entre os destaques que mais repercutiram, está o presidente Lula evitou uma resposta direta aos questionamentos de Bolsonaro sobre os escândalos de corrupção em seu governo. Outro ponto de repercussão foi o ataque de Bolsonaro à jornalista Vera Magalhães.
A jornalista da TV Cultura formulou uma pergunta sobre pandemia e vacinação para o candidato Ciro Gomes. Quando teve a chance de comentar a resposta do candidato do PDT, Bolsonaro atacou a entrevistadora. “Vera, eu não podia esperar outra coisa de você. Eu acho que você dorme pensando em mim. Você tem alguma paixão por mim. Você não pode tomar partido em um debate como esse. Fazer acusações mentirosas a meu respeito. Você é uma vergonha para o jornalismo brasileiro, mas tudo bem”, disse Bolsonaro. “Não venha com a historinha atacar a mulher. De se vitimizar, Vera. Você realmente foi fantástica, né?”, continuou o presidente.
O ataque do presidente gerou reação de outros candidatos. “Quando homens são tchutchuca com outros homens, mas vêm para cima da gente sendo tigrão, eu fico extremamente incomodada. Aí eu fico brava, sim, e digo mais para você. Lá no meu estado, tem mulher que vira onça, e eu sou uma delas. Eu não aceito esse tipo de comportamento e de xingamento e, acima de tudo, disseminar ódio entre os brasileiros e nos dividir”, ressaltou a candidata do União Brasil, Soraya Thronicke.
*Metro 1