Bahia

Indústria da Bahia cresce em junho e no 1º semestre de 2025

Refino de petróleo e fabricação de máquinas puxam alta no semestre

09/08/2025 07h00
Indústria da Bahia cresce em junho e no 1º semestre de 2025
Foto: Assessoria SEI

Em junho, a produção industrial da Bahia voltou a crescer frente ao mês anterior, maio (2,1%). O estado retomou os avanços após apresentar resultado negativo na passagem de abril para maio (-3,9%), nessa comparação com ajuste sazonal, que exclui possíveis influências de calendário e eventos que se repetem anualmente e podem interferir no desempenho da indústria.

O resultado da indústria baiana ficou acima do registrado no Brasil como um todo (0,1%) e foi o 4º maior índice entre os 15 locais que têm informações para essa comparação, abaixo de Pernambuco (5,1%), Minas Gerais (2,8%) e a Região Nordeste como um todo (2,8%). Por outro lado, Espírito Santo (-5,8%), Mato Grosso (-2,2%) e Pará (-1,9%) registraram os maiores recuos nesse comparativo.

É o que mostram os resultados da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) Regional, do IBGE.

Frente a junho de 2024, a produção industrial da Bahia também voltou a avançar (0,8%), após ter se reduzido em maio. O desempenho da indústria baiana foi superior ao do país como um todo (onde houve queda de -1,3%), mas foi apenas o 10º maior crescimento entre os 18 locais para os quais há informações nessa comparação.

Os melhores resultados da indústria foram os de Espírito Santo (17,4%), Pernambuco (7,6%) e Amazonas (7,2%). Rio Grande do Norte (-21,4%), Mato Grosso do Sul (-11,7%) e Mato Grosso (-10,8%) tiveram as maiores retrações.

Com isso, no acumulado do primeiro semestre de 2025, frente ao mesmo período do ano anterior, a indústria da Bahia acumula alta de 0,7% na produção. O resultado está aquém do registrado no país como um todo (1,2%) e é o 9º crescimento entre os 18 locais, 10 dos quais mostram altas nesse acumulado. Também ficou abaixo do registrado no primeiro semestre de 2024 (2,1%).

Pará (6,9%), Paraná (5,2%) e Santa Catarina (4,4%) apresentam as maiores altas da produção industrial no primeiro semestre de 2025; Rio Grande do Norte (-18,4%), Pernambuco (-10,4%) e Maranhão (-4,5%) registraram as quedas mais profundas.

Nos 12 meses encerrados em junho, a produção industrial baiana também aumentou (2,0%), porém abaixo do verificado nacionalmente (2,4%), sendo o 9º melhor resultado entre os 18 locais pesquisados.

A tabela a seguir mostra as variações da produção industrial brasileira e regional em junho de 2025.

No 1º semestre, crescimento da indústria baiana foi puxado por refino de petróleo e máquinas

A alta na produção industrial da Bahia no primeiro semestre de 2025, frente ao mesmo período do ano anterior (0,7%), ocorreu por conta do crescimento da indústria de transformação (1,2%), que contou com resultados positivos em 4 das 10 atividades investigadas no estado. A indústria extrativa, por sua vez, teve queda (-9,1%), refletindo resultados negativos em quatro dos seis primeiros meses do ano.

Com a 2ª maior alta no período, a fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (7,6%) foi o segmento que mais contribuiu para o resultado positivo da indústria baiana em geral, pelo fato de ter o maior peso na estrutura do setor no estado, respondendo por um terço do valor industrial na Bahia.

A atividade com o maior crescimento acumulado de produção, nos seis primeiros meses de 2025, foi a fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (26,7%). Ela tem peso menor na composição da indústria do estado, por isso ficou com a segunda principal contribuição para o resultado geral do setor.

Por outro lado, dentre as seis atividades investigadas com resultados negativos entre janeiro e junho, a fabricação de produtos químicos (-7,8%), com a segunda retração mais intensa, foi a maior influência para puxar a produção industrial baiana para baixo. Também em queda, a fabricação de alimentos (-4,2%) teve a segunda maior contribuição negativa.

A maior queda de produção no primeiro semestre no estado foi registrada na preparação de couros e fabricação de artefatos de couro, artigos para viagem e calçados (-7,9%), que tem peso menor na estrutura industrial da Bahia.

Comentários

Leia também

Bahia
Ipecaetá é contemplada com 20 novas casas do Minha Casa Minha Vida para o distrito de Cavunge

Ipecaetá é contemplada com 20 novas casas do Minha Casa Minha Vida para o distrito de Cavunge

O prefeito também destacou que o município já possui outro lote de moradias em andamento...
Bahia
Historiadora feirense é nomeada nova Diretora de Espaços Culturais da Bahia

Historiadora feirense é nomeada nova Diretora de Espaços Culturais da Bahia

A nomeação, assinada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), foi publicada no Diário...
Bahia
Reconhecimento Facial da SSP registra 3,7 mil prisões no 1º semestre

Reconhecimento Facial da SSP registra 3,7 mil prisões no 1º semestre

Entre janeiro e junho de 2025, a ferramenta auxiliou na captura de 1.316 foragidos da justiça ...