Lançamento do livro de Rui Rezende marca abertura da Exposição Panorama
Mostra fica aberta ao público até 6 de setembro, no Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira
A 17ª edição da Exposição Panorama reúne fotografias que exploram diferentes ângulos, olhares e perspectivas. A abertura aconteceu nesta quinta-feira (7), no Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (MAC).
Um dos destaques da noite foi o lançamento do livro Agricultura Familiar, de Rui Rezende, conhecido pela sensibilidade em registrar a relação entre a vida e a natureza. A obra reúne imagens feitas a partir de 2009 e presta homenagem aos trabalhadores do campo.
“O livro é uma homenagem às pessoas, principalmente aos meus avós, depois à minha mãe e a todos os homens e mulheres que produzem o alimento que consumimos. Se exercemos a nossa profissão, é porque há pessoas no campo produzindo”, destacou Rui.
O fotógrafo feirense Dex Almeida, um dos curadores da mostra, também apresenta registros próprios. Há 10 anos no mercado, ele trabalha com o conceito de fototerapia, que busca captar a essência dos retratados.
“A ideia é que as pessoas se conectem com a proposta e que a fotografia vá além da imagem, tornando-se um recurso de autoconhecimento e expansão. Nesse ensaio, por exemplo, a cliente presta reverência à avó, que era curandeira, trazendo referências aos ancestrais, rezadeiras e mulheres detentoras de saberes sagrados”, explicou Dex.
A curadora Ananda Nunes também assina trabalhos na exposição. Para ela, o corpo, especialmente o feminino, é ponto de partida e inspiração.
“Meu trabalho fala desse lugar da mulher no mundo e da relação do corpo como instrumento de conexão com o interior e o exterior”, ressaltou.
Como visitar a exposição
A Exposição Panorama fica aberta ao público até 6 de setembro, no Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira, localizado na Rua Geminiano Costa, nº 255, Centro. O horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 13h às 17h.