Secretaria de Saúde realiza capacitação de profissionais da rede
A atividade foi realizada no auditório da UNEX, em parceria com o Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT, reunindo profissionais da rede municipal de saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana promoveu, na quarta-feira (06), uma capacitação com o tema “Formação e Círculos dos Saberes: Letramento sobre Conceitos e Direitos da População LGBTQIA+”. A atividade foi realizada no auditório da UNEX, em parceria com o Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT, reunindo profissionais da rede municipal de saúde.
O evento contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, e da chefe de Atenção Primária, Verônica Cavalcante, que participaram da mesa de abertura. A proposta foi oferecer formação contínua aos servidores da saúde sobre as especificidades da população LGBTQIA+, promovendo um atendimento mais inclusivo, humano e qualificado.
O secretário Rodrigo Matos destacou a importância da iniciativa:
“Justamente dar mais atenção a quem mais precisa. Ou seja, cuidar mais das pessoas que são mais vulneráveis. Essa é uma população que tem suas especificidades, e por isso desenvolvemos essa capacitação aqui em Feira de Santana, pra que os trabalhadores da saúde conheçam essas realidades e possam tratar as pessoas com maior carinho e também com maior qualidade técnica.”
Rodrigo ressaltou que a educação permanente é um dos pilares da construção de um Sistema Único de Saúde verdadeiramente inclusivo no município:
“É importante destacar porque o que a gente quer construir em Feira de Santana é um SUS que não deixa ninguém de fora, que não deixa ninguém pra trás. Muitos preconceitos são frutos da ignorância mesmo, de não sabermos como essas pessoas precisam ser tratadas, gostariam de ser tratadas. E esse é o papel do poder público.”
O secretário ainda reforçou que esta foi apenas a primeira capacitação sobre o tema, e que novas ações formativas acontecerão ao longo do mês de agosto:
“Temos uma equipe de saúde potente, mas que precisa cada vez mais, como qualquer profissional, se qualificar. Estamos coordenando essa qualificação, e esse foi o primeiro treinamento de muitos. Estamos construindo cada vez mais o sonho da inclusão em Feira de Santana.”
*Com informações do repórter Rafael Marques